_Twitter

Twitter tenta melhorar algoritmo racista que prioriza imagens de brancos

Imagens vão ocupar mais espaço e usuário poderá ver como elas ficam. Algoritmo da rede foi acusado de racismo por não destacar pessoas negras

Imagem: Matt Rourke (AP)

Imagem: Matt Rourke (AP)

O Twitter anunciou um novo teste envolvendo as imagens que aparecem. Com o experimento, o preview vai aparecer na timeline do mesmo jeito que aparece na tela de escrever um novo tuíte. Além disso, o espaço que elas vão ocupar na interface será maior e mais vertical.

Até o momento, posts com uma única imagem mostravam apenas um pedacinho recortado na horizontal, e o usuário precisava tocar na foto para vê-la por inteiro. De acordo com o chefe de design do Twitter, imagens muito altas ou muito largas serão recortadas automaticamente no centro. A empresa não divulgou nenhum cronograma para o teste ou para o lançamento do recurso.

A rede social se limitou a dizer que a mudança vai deixar as imagens “maiores e melhores” nos apps para Android e iOS, mas o contexto é um pouco mais complexo do que isso. O teste vem após uma série de críticas feitas ano passado, quando usuários perceberam que o recorte do preview, que é feito automaticamente pelo algoritmo da plataforma, quase sempre foca na pessoa branca da imagem e dificilmente destaca pessoas negras.

Na ocasião, o Twitter disse ter testado seu código e não encontrado nenhum viés racial. Mesmo assim, a companhia prometeu que ia usar menos a ferramenta de recortar imagens automaticamente.

Além disso, a plataforma divulgou que está realizando testes para permitir o upload de imagens com resolução de 4K no Android e no iOS.

[The Verge]

Sair da versão mobile