_Uber

Análise primária da polícia diz que carro autônomo do Uber não teve culpa em acidente fatal

O primeiro acidente fatal envolvendo um carro autônomo aconteceu na noite do último domingo (18), em Tempe, no Arizona. Uma mulher que empurrava uma bicicleta foi atropelada por um veículo de teste do Uber e morreu horas depois de ser levada ao hospital. As primeiras evidências da polícia local indicam que o sistema autônomo não […]

O primeiro acidente fatal envolvendo um carro autônomo aconteceu na noite do último domingo (18), em Tempe, no Arizona. Uma mulher que empurrava uma bicicleta foi atropelada por um veículo de teste do Uber e morreu horas depois de ser levada ao hospital. As primeiras evidências da polícia local indicam que o sistema autônomo não foi o culpado.

• Carro do Uber é o primeiro veículo autônomo a causar a morte de uma pessoa
• Encontrar sua nota de passageiro do Uber ficou bem mais fácil

Segundo a polícia de Tempe, o carro estava no modo autônomo na hora do incidente e havia um operador no volante do veículo — não havia passageiros, segundo o Uber. Além disso, o carro estava a 61 km/h em uma zona com limite de velocidade de 55 km/h e não houve tentativa de frear. A vítima foi identificada pela polícia como Elaine Herzberg, de 49 anos. Ela estava atravessando a rua fora da faixa de pedestres quando foi atingida.

Sylvia Moir, chefe da polícia do Arizona, disse ao SF Chronicle que a partir dos vídeos capturados pelas câmeras do sistemas de autonomia do Volvo SUV “fica claro que seria muito difícil evitar a colisão de qualquer modo (mesmo com um sistema autônomo ou com a direção humana) dada a forma que a mulher veio das sombras direto para a estrada”. A polícia não liberou os vídeos para o público.

A polícia da região ajudará com as investigações da NTSB (National Transportation Safety Board), órgão de transporte dos EUA, e da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão de segurança no trânsito dos EUA, para apurar completamente as circunstâncias do acidente. São essas entidades que baterão o martelo sobre a continuidade do programa de veículos autônomos do Uber.

Segundo Moir, existem centenas de carros autônomos operando no Arizona e só há registro de um outro acidente, que aconteceu no ano passado. Na ocasião, um carro do Uber em modo autônomo colidiu com outro veículo que fazia uma curva à esquerda. A colisão não provocou lesões sérias a ninguém e posteriormente o motorista foi considerado culpado.

O programa de testes de carros autônomos do Uber foi suspenso após o incidente deste final de semana.

[San Francisco Chronicle]

Imagem do topo: AP

Sair da versão mobile