Se você costuma desrespeitar o motorista da Uber, deixar lixo no carro e ficar mandando acelerar e desobedecer leis de trânsito porque você está com pressa, saiba que agora você pode ser banido do aplicativo por mau comportamento.

A Uber anunciou que, a partir desta quarta-feira (29) nos EUA, os passageiros poderão perder seu acesso à plataforma caso eles mantenham uma nota abaixo da média. Para evitar que isso aconteça, a empresa diz que vai enviar dicas de como o usuário pode melhorar sua avaliação e terá diversas oportunidades de aumentar sua nota antes de ser banido.

Os passageiros já recebiam avaliações antes, mas não havia essa possibilidade de eles serem banidos do aplicativo. Isso, de certa forma, era um sinal verde para fazerem o que quiserem sem pensar nas consequências. A Uber não divulgou qual será a nota necessária para um passageiro ser desativado, apenas informou que a empresa vai enviar essas dicas para que os usuários tenham várias oportunidades antes de uma medida mais drástica.

Como parte do processo de implementação dessa novidade, a Uber está lançando uma campanha para “educar” sua comunidade. A ideia é conscientizar motoristas e passageiros de que respeito é uma via de mão dupla. Para comunicar essas diretrizes, a empresa vai enviar mensagens pelo aplicativo, por e-mail e colocar placas em Greenlight Hubs (Centro de Ajuda a Parceiros).

Uber vai enviar mensagens para “educar” passageiros e motoristas. Crédito: Uber

O comunicado foi divulgado oficialmente pela Uber nos Estados Unidos. No Brasil, segundo a assessoria de comunicação, ainda não há informações se a medida será implementada por aqui também — o que é um pouco esquisito, pois no ano passado a empresa tinha dito que já valia no Brasil e que a nota de corte era 4.