Se você já usou o Uber, sabe que um mapa é mostrado na tela para solicitar um veículo. Ele mostra pequenos carrinhos circulando pela sua localização e o tempo de espera por um deles. Uma vez que você pede por um veículo, é possível ver o carro escolhido chegando cada vez mais próximo de você. É uma maravilha da tecnologia? Parece que não.

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Alex Rosenblat e Luke Stark, pesquisadores que estudam a interface de usuário do Uber, descobriram que o mapa que a empresa mostra aos passageiros dos motoristas disponíveis no local não é tão preciso quanto parece, podendo até mesmo ser uma ilusão.

Rosenblat entrevistou motoristas Uber para a pesquisa – incluindo “Heather”, que notou que o mapa de passageiros não mostrava informações corretas – e publicou um texto no Motherboard:

Quando Heather questionou um funcionário do Uber, foi dito a ela que o mapa de motoristas era apenas um “protetor de tela”.

“O app apenas mostra que existem motoristas na rua o tempo todo”, o funcionário escreveu em um email. “Essa não é a representação do número exato de motoristas no local. Isso é mais como um efeito visual para mostrar às pessoas que colaboradores procuram por corridas”.

“Eu sei que isso parece enganoso para você, mas tem fins mais visuais do que de localização precisa dos motoristas na área. Seria melhor que você visse isso como um protetor de tela para computador.”

Um protetor de tela para computador! Que desculpa fantástica.

Existem dois mapas que os colaboradores do Uber podem ver: o mapa do motorista, que mostra onde estão os passageiros solicitando corridas; e o mapa dos passageiros, que mostra a eles onde os carros estão – mas, aparentemente, este segundo é apenas uma ilusão.

Como os motoristas do Uber têm acesso aos dois mapas, eles podem checar as discrepâncias entre ambos. Por isso, eles tentam entender por que o Uber coloca carros “fantasmas” nos mapas dos usuários.

Em fóruns dos colaboradores, um motorista disse que o Uber já considerou isso um problema técnico:

Isso foi um assunto no nossos webinar semanal do Uber. Eles [a empresa] alegam que isso é um problema técnico e que já estão trabalhando para consertá-lo. Sim, exatamente como o tempo de espera dobrar logo depois de você aceitar uma viagem. É engraçado como estes “problemas técnicos” funcionam a favor do Uber e contra os motoristas.

Outro motorista suspeita que o Uber tenha colocado o carro dele no mapa de um passageiro, mesmo quando ele não estava logado nem trabalhando:

Uma noite dessas, quando eu loguei no app, o mapa mostro meu carro estacionado em frente ao meu prédio. Tinha que ser o meu carro e eu já não estava mais logado como um motorista. O carro fantasma estava quase que exatamente onde o meu estava estacionado. Que medo.

Entretanto, quando Rosenblat questionou o Uber quanto a estes problemas, uma resposta bem diferente foi dada a ele: “O mapa é o mais preciso possível dentro da sua localização”, escreveu um representante.

Outros motoristas não engoliram essa resposta:

Há uma boa razão pela qual o Uber iria manipular o resultado nos mapas: quando você abre o aplicativo e vê um monte de carros disponíveis na sua proximidade, isso faz parecer que essa é a forma mais rápida de receber um carro, o que faz do Uber uma opção mais atraente.

E agora que essa pesquisa levanta a suspeita que o Uber está manipulando os mapas dos passageiros, mais motoristas estão discutindo o assunto abertamente:

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Eu notei os carros fantasmas. Uma vez, antes de logar, cheguei o Uber para passageiros e ele dizia “Nenhum UberX disponível” (também não existiam nenhum XL ou Black disponível). Então fiquei online para dirigir. Chequei de novo, só de curiosidade, para ver o tempo estimado de espera. O tempo de espera estava correto – um minuto – mas, de repente, quatro carros apareceram na tela em diferentes localizações.

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Isso já saiu pela culatra muitas vezes para mim. Quando eu chegava, os passageiros diziam: “por que você demorou tanto? Tem carros Uber por todos os lados”. Eles sabem que o Uber fornece o carro mais próximo, então mesmo quando pedem um veículo a 20 minutos de distância, eles ficam bravos. Somos nós, motoristas, que ouvimos as reclamações, não o Uber – e eles precisam explicar porque existem tantos carros “fantasmas” na tela dos passageiros. Eles parecem entender, mas ficam muito bravos quando perceber que o Uber está mentindo para eles sobre o número de carros na área. De novo, isso não é bom para o Uber, pois apenas gera consumidores insatisfeitos e este não é o objetivo do aplicativo.

Pedimos ao Uber por um esclarecimento sobre o mapa/protetor de tela, e atualizaremos o post com a resposta. [Motherboard]