A Uber está cada vez mais expandindo seus serviços por meio do seu app. A empresa começou com caronas, depois foi para o ramo de entrega de comida e, agora, está oferecendo aluguel de patinetes. O primeiro local a receber é a cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo.

De acordo com a Uber, o aluguel funcionará da seguinte forma:

  • No próprio aplicativo da empresa, o usuário deverá tocar no item patinete (que só está disponível nos locais em que há esta opção de transporte);
  • Ao localizar um, escaneie ou digite o código para desbloqueá-lo;
  • A tarifa para desbloquear é de R$ 1,50, e o usuário pagará R$ 0,75 por minuto de uso;
  • Após o uso, basta deixar em algum local e encerrar o aluguel no aplicativo. A cobrança será feita diretamente no app.

Em São Paulo, a prefeitura diz que multa quem andar sem capacete. Em Santos, não existe uma legislação neste sentido. No entanto, a Uber diz que fez uma parceria com a loja Centauro para oferecer desconto de até 40% na compra de um capacete, além disso serão distribuídos panfletos sobre o uso seguro do veículo.

Em setembro, noticiamos as primeira mortes conhecidas de condutores de patinetes elétricos, uma causada por uma queda e outra por atropelamento. Que em Santos não aconteça o mesmo.

A iniciativa de ter patinetes elétricos em Santos parece interessante, até porque o litoral de São Paulo costuma ter muito movimento de turistas durante as festas de fim de ano. Então, esta modalidade de transporte pode ajudar quem precisar percorrer pequenos trajetos. Será possível alugar patinetes da Ponta da Praia até o Emissário na cidade de Santos.

Mapa de cobertura de patinetes elétricos da Uber em Santos (SP)

A companhia não comentou planos para expansão para outras cidades, mas parece uma questão de tempo até a Uber implementar patinetes em outros locais em que atua.

Depois dos patinetes, o próximo passo da empresa deve ser trazer ao Brasil as bicicletas elétricas da Jump, empresa adquirida pela Uber em 2018. No ano passado, a companhia informou que iria disponibilizar as bikes ainda em 2019, então, até o fim do ano, devemos ouvir mais novidades sobre o assunto.

Patinetes elétricos da Uber perto de bondinho na cidade de SantosPatinetes da Uber são vermelhos, que é a mesma cor da Jump, empresa adquirida em 2018. Crédito: Uber