_Uber

Uber Promo, categoria com viagens mais baratas, chega a São Paulo

Valor das corridas pode ser reduzido em até um terço em comparação ao UberX, mas com um detalhe: somente em horários fora de pico.

Pessoa segurando celular com app do Uber aberto

Imagem: Leon Neal (Getty Images)

A Uber confirmou nesta sexta-feira (28) a chegada de uma nova categoria de viagens à cidade de São Paulo. O Uber Promo traz corridas com preço mais baixo em horários alternativos, geralmente fora dos horários de pico.

A nova modalidade funciona em um padrão semelhante ao UberX, que é a versão que costuma trazer valores mais em conta. Para usar o Uber Promo, basta abrir o aplicativo da Uber, selecionar o destino e verificar se a categoria está disponível naquele momento – ela aparece junto com as demais opções (Black, VIP, Comfort, entre outras).

Eu digo “naquele momento” porque a própria empresa diz que “o horário de funcionamento [do Uber Promo] não é fixo, acompanham a dinâmica de movimentação da cidade”. “Ao incentivar que as pessoas se desloquem em horários de menor movimento, queremos ajudar a população que precisa sair de casa a buscar horários alternativos e, assim, evitar aglomerações. De quebra, elas ainda economizam no valor das viagens”, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber.

Os preços mais baixos no app do Uber costumam aparecer quando a demanda de passageiros é menor, mas pode ser que a nova categoria funcione na aleatoriedade. Também pode ser que o Uber Promo fique mais visível fora dos horários de pico no trânsito da cidade. Se for assim, a modalidade seria mais frequente da noite até a madrugada, e nos períodos do final da manhã e no meio da tarde.

Fiz algumas simulações no aplicativo, mas até a publicação deste post, não me apareceu o Uber Promo como opção – talvez porque agora, por volta do meio-dia e meia, não seja um horário de baixo movimento na capital paulista. O Tecnoblog diz que o desconto pode chegar a um terço do valor da corrida em comparação com a mesma viagem na modalidade UberX.

Vale lembrar que, desde o início de agosto, o Uber Promo está disponível cidade do Rio de Janeiro.

Sair da versão mobile