Uber vai deixar você ver quantas estrelas ganhou do motorista
A partir de agora, os passageiros do Uber poderão ver de forma mais detalhada as avaliações que recebem dos motoristas durante as corridas. Antes, os usuários podiam ver apenas uma média das estrelas recebidas.
O detalhamento das classificações ficará disponível no novo menu de privacidade do aplicativo do Uber. Ao acessar a nova “Central de Privacidade”, basta acessar o bloco com informações de uso do app e rolar a página até encontrar a opção de classificações.
No ranking apresentado, é possível ver quantas estrelas o usuário recebeu dos motoristas – que pode ser de uma até cinco.
A novidade será disponibilizada globalmente a partir desta quarta-feira, 16, conforme os aplicativos são atualizados nos celulares.
Avaliação bidirecional
O Uber utiliza o sistema de avaliação de estrelas não apenas para motoristas, mas também para os passageiros.
Da mesma forma que motoristas com baixo desempenho podem ser removidos da plataforma, o mesmo também pode acontecer com os passageiros com poucas estrelas.
A empresa acredita que esta medida de transparência seja uma forma de não apenas melhorar a qualidade do serviço de transporte prestado aos passageiros, mas também para dar mais segurança aos motoristas.
Como aumentar o ranking no Uber
Para aqueles passageiros com uma nota baixa no aplicativo, o Uber também dá algumas dicas de como melhorar a classificação.
A primeira delas é ser pontual, chamando um veículo apenas quando estiver pronto para sair. Ou seja, nunca deixe o motorista esperando na rua.
Não usar o cinto de segurança também é um motivo para baixas classificações, pois coloca em perigo não apenas a vida do passageiro, mas também do motorista.
Outra dica é manter a limpeza no interior do veículo, embalando e levando lixo embora, evitando que o motorista tenha o trabalho de limpar o carro após o passageiro sair. Vale lembrar que o Uber lançou recentemente uma taxa de limpeza, caso o usuário suje ou quebre algo no veículo.
O respeito também é importante, sendo algo destacado nas diretrizes do Uber. Dessa forma, é importante tratar o motorista e o veículo da mesma forma que o passageiro gostaria de ser tratado.
Finalmente, não bata a porta. Por mais que acidentes ocorram, motoristas citam que as batidas de portas são um dos maiores motivos para dar menos estrelas aos passageiros.