_Tecnologia

Este é o primeiro tablet com Ubuntu e modo PC a chegar ao mercado

A Canonical anunciou seu primeiro tablet, o Aquaris M10 Ubuntu Edition. Ele tem hardware potente o bastante para entrar em modo PC.

Há três anos, a Canonical prometeu algo interessante para tablets com Ubuntu: você poderia conectá-los a um teclado, mouse e monitor e usar a interface tradicional de desktop – uma experiência completa de PC num dispositivo portátil.

Agora, a Canonical anunciou seu primeiro tablet, o Aquaris M10 Ubuntu Edition. Ele tem hardware potente o bastante para entrar em modo PC: basta conectar um mouse e teclado sem fio. Se quiser, você pode ligá-lo em um monitor através da entrada micro HDMI.

Este recurso existe há algum tempo. O vídeo abaixo demonstra como isso funciona num Nexus 7 (2013) rodando Ubuntu:

A interface do Ubuntu Mobile depende bastante de gestos: você abre a gaveta de apps deslizando na borda esquerda; ativa o menu do app deslizando de baixo para cima; e abre as notificações deslizando no canto superior direito.

O Ubuntu para tablets tem suporte a mais de um usuário (algo que ainda não chegou ao iPad), e roda dois apps lado a lado (algo que ainda não chegou ao Android puro).

O tablet possui tela Full-HD de 10,1 polegadas, processador quad-core da MediaTek, 2 GB de RAM e 16 GB de memória interna expansível por microSD.

Ele conta com alto-falantes frontais; câmera traseira de 12 megapixels com flash duplo, mais uma câmera frontal; e bateria de 7.280 mAh. São 8,2 mm de espessura e 470g.

Nem todo app rodará nativamente nesse tablet: ele tem um processador ARM, incompatível com programas x86 tradicionais. Existe, no entanto, um emulador pago para Ubuntu que permite rodar esse tipo de software em processadores móveis.

A Canonical planejava, em 2013, lançar um smartphone com modo desktop: o Ubuntu Edge arrecadou recursos através de uma campanha de crowdfunding, mas não atingiu a meta e foi engavetado. Dois anos depois, ela lançou o smartphone mediano BQ Aquaris E4.5, incapaz de rodar em modo desktop.

Enquanto isso, Microsoft e Acer lançaram smartphones com Windows 10 Mobile e o recurso Continuum, que permite rodar apps universais em uma interface desktop. Rumores dizem que a Microsoft prepara um “Surface Phone” com processador da Intel, e especula-se que ele conseguiria rodar programas tradicionais do Windows.

A Canonical demorou bastante para lançar um smartphone e, agora, um tablet com Ubuntu. Será que ela finalmente vai realizar sua visão de convergir mobile e desktop?

O tablet Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível em março através da loja online da BQ, empresa espanhola parceira da Canonical – e que entrega para o Brasil.

Seu preço deve ser revelado durante a feira Mobile World Congress, no final do mês. Há uma versão do tablet com Android que custa 270 euros (cerca de R$ 1.200).

[Ubuntu via InformationWeek via Olhar Digital]

Sair da versão mobile