_Tecnologia

Ubuntu também chega a tablets, e estará disponível para testes ainda esta semana

Você já conhece o Ubuntu para smartphones, anunciado em janeiro com sua interface cheia de gestos. Agora, a Canonical revela que o Ubuntu também roda em tablets – mas com uma cara diferente da que você conhece no desktop. Conheça o Ubuntu para tablets. O sistema poderá ser usado em touchscreens entre 6″ e 20″, e possui interface […]

Você já conhece o Ubuntu para smartphones, anunciado em janeiro com sua interface cheia de gestos. Agora, a Canonical revela que o Ubuntu também roda em tablets – mas com uma cara diferente da que você conhece no desktop. Conheça o Ubuntu para tablets.

O sistema poderá ser usado em touchscreens entre 6″ e 20″, e possui interface bem parecida com o que vimos há algumas semanas: ausência de botões, tanto físicos como virtuais para comandar o sistema – tudo é feito através de gestos, inclusive no tablet. O sistema roda em chips ARM e Intel x86.

Há novidades específicas para tablets, é claro: suporte a mais de um usuário; uma barra lateral de notificações; uma interface de carrossel para exibir vídeos, muito semelhante ao que vimos no Amazon Kindle Fire; e a possibilidade de rodar dois apps ao mesmo tempo. Você pode usar um app de celular ao lado de outro para tablet: por exemplo, ligar para alguém enquanto analisa um documento. Visualmente, parece bem semelhante à multitarefa de apps Metro no Windows 8.

O Dash, área para pesquisar arquivos e a web, também está presente no tablet – é a busca universal. E você pode usar a voz para ativar comandos HUD: o Ubuntu mapeia comandos de apps (como “copiar” ou “salvar”) e você pode acessá-los com o teclado ou a voz.

Assim como em smartphones Ubuntu, você pode conectar o tablet a um teclado, mouse e monitor e usar a interface de desktop que você deve conhecer – e ter uma experiência completa de PC. Isto exige um processador ARM potente, no entanto (Cortex A15 quad-core, presente no Nexus 10). Além disso, há um certo foco da Canonical em clientes empresariais: por exemplo, o sistema tem suporte a virtualização do Windows, criptografia completa de disco, e funções para gerenciamento de TI.

E os apps? É possível portar apps HTML5 de outras plataformas, além de criar apps nativos em C ou C++ específicos para a plataforma. Os desenvolvedores precisam dar atenção ao Ubuntu; pelo menos a Canonical oferece acesso centralizado a apps através do Ubuntu Software Centre, e diz ser possível criar um mesmo app para PCs, smartphones e tablets – ele se adapta a telas maiores ou menores, ou ganhando interfaces diferentes para toque/mouse.

A Canonical diz que o Ubuntu roda em quase qualquer hardware – seja smartphone ou tablet – que hoje tenha Android. No entanto, eles ainda não anunciaram as fabricantes que vão adotar o sistema. Ou seja, deve demorar um pouco até que ele chegue ao mercado.

Ansioso para testar o Ubuntu? Ele estará disponível em versão “developer preview” para os seguintes dispositivos: Galaxy Nexus, Nexus 4, Nexus 7 e Nexus 10. Você poderá baixá-lo em developer.ubuntu.com a partir desta quinta-feira (21/02). Saiba mais sobre o Ubuntu para tablets no link a seguir: [Ubuntu via Ars Technica]

Sair da versão mobile