Na próxima semana, o Ubuntu Developer Summit terá uma grande surpresa:  segundo a ZDNet, Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, deve anunciar a entrada do sistema aberto em tablets, smartphones e TVs espertas. E, se pensarmos nas últimas atualizações do sistema, ele pode se encaixar muito bem em telas sensíveis do toque.

Shuttleworth disse à ZDNet que já está em conversação com fabricantes de hardware há 18 meses. Aparentemente a coisa avançou nos últimos tempos, mas o executivo não deu detalhes de quais serão os parceiros do Ubuntu na empreitada. Até abril de 2012, a Canonical deve focar seus esforços na atualização 12.04 para desktops. Depois disso, hora de pensar nos próximos passos móveis do sistema.

E como nota Steven J. Vaughan-Nichols, da ZDNet, o Unity Linux para desktop está cada vez mais próximo de uma interface de tablet — algo que você pode conferir clicando aqui. Ou seja, parece um caminho natural e um esforço para aumentar a relevância do sistema em tempos de tecnologia móvel para lá e para cá. Resta saber quais serão os grandes parceiros da Canonical. Torçamos para que Shuttleworth revele tudo na próxima semana. [ZDNet via Ars Technica]