Estamos próximos de celebrar o centenário da viagem inaugural e naufrágio do Titanic, o colossal navio que afundou no meio do Atlântico levando consigo centenas vidas — RIP Jack. Para celebrar a data, o arrasa-quarteirão do diretor James Cameron de 1997, Titanic, será relançado em 3D. Além de ver as curvas da Kate Winslet de uma maneira mais, ahn… real, agora as estrelas do céu da fatídica noite de 15 de abril de 1912, graças a Neil deGrasse Tyson.

De nome você talvez não se lembre do astrônomo Neil deGrasse Tyson, mas certamente já o viu por aí na forma de um meme. Trata-se do cara do “Watch out guys, we’re dealing with a badass over here”, ou em bom português, “ui, cuidado, blablablá”.

Há alguns anos, Neil comentava sobre erros de astronomia em filmes quando chegou ao Titanic. Segundo o próprio, com todas as informações era inconcebível que o céu do dia da tragédia tivesse sido tão mal representado no filme de Cameron. PÕE NA TELA (começa a ~1min30):

[youtube ICsgjqVvtM0]

A implicância de Neil não parou ali. Reza a lenda que ao longo dos anos ele sempre que pode pegou no pé de James Cameron sobre as inconsistências do céu estrelado, chegando até a enviar-lhe uma carta bem sisuda sobre a questão.

Cameron, por seu perfeccionismo ou pela insistência de Neil, consertou as estrelas no remake 3D de Titanic. Para sabermos de fato o que o motivou, basta prestarmos atenção se os outros 225 errinhos do longa foram consertados também.

Neil deGrasse é uma figura e na última semana esteve no On The Verge, o talkshow do Verge. O programa por si só já é bem legal; com um convidado ilustre como ele, é imperdível. [Gizmodo US]