É comum que as crianças passem muito tempo online ultimamente, realizando tarefas escolares, jogando ou até acessando as redes sociais.

Sabemos que as ameaças virtuais oferecem riscos até para adultos e isso se agrava quando falamos de jovens, vulneráveis a riscos como assédio, bullying e visualização de conteúdo inadequado.

Os sistemas operacionais oferecem somente uma proteção básica contra esses problemas, que fica cada vez mais obsoleta à medida que os criminosos aperfeiçoam os golpes virtuais.

Por essa razão, o ideal é investir em programas e softwares que garantam a segurança da sua família por completo. E nisso, as soluções oferecidas pela Kaspersky são ideais.

Abaixo, trazemos informações importantes para te ajudar com a proteção dos seus filhos na internet.

Leia e ao final aproveite a superpromoção de Black Friday da Kaspersky para adquirir um excelente Antivírus e um programa de controle parental:

O que é controle parental e por que ele é importante?

O controle parental é um conjunto de iniciativas que objetivam ajudar os pais a garantirem a segurança dos filhos enquanto estão usando dispositivos eletrônicos, sobretudo com conexão à internet.

Com cada vez mais crianças e jovens passando muitas horas navegando na web, seja para estudo ou lazer, as chances de acabarem expostos a conteúdos maliciosos aumenta.

Por essa razão, é essencial que os pais observem de perto os hábitos dos filhos e os sites e aplicativos que costumam acessar no cotidiano.

Os perigos que as crianças correm na internet e como combatê-los

Ainda que a internet seja uma ferramenta extremamente útil e prática, que facilita muitas das nossas ações no dia a dia, ela também pode ser nociva caso não seja supervisionada.

É infelizmente possível que crianças e jovens não-supervisionados sejam submetidos ou até mesmo criem situações de bullying, assédio e violência, já que a internet cria essa falsa sensação de anonimato e impunidade.

Para evitar esses males, você pode adotar algumas medidas protetoras:

Converse com seus filhos com transparência

Um dos erros que muitos pais cometem é tentar esconder dos filhos os perigos virtuais, quando o ideal é que converse francamente com eles.

Assim, os filhos não só estão mais cientes do ambiente digital e da importância do respeito com todas as pessoas, como também se sentirão à vontade para denunciar qualquer situação nociva que estejam vivendo.

Defina regras claras sobre o que podem ou não fazer de forma firme, mas gentil.

Participe de atividades virtuais com os filhos

Navegue na internet com seus filhos, inteire-se sobre o que eles gostam de acessar e demonstre atenção quando eles se dispuserem a te mostrar alguma coisa que os impressionou.

É importante que eles sintam que você tem vontade de fazer parte do mundo deles; isso estabelece e fortalece os laços de confiança.

Configure as ferramentas de privacidade nas redes sociais

Se os seus filhos já possuem idade para terem perfis próprios nas redes sociais, configure as ferramentas de privacidade para limitar ou bloquear o contato com desconhecidos, tanto mensagens como solicitações de amizade.

Isso diminui o risco de serem atraídos ou coagidos por pessoas mal-intencionadas.

Instale um software de segurança para o controle parental

Para quem quer dar um passo além, pode optar por instalar um programa de controle parental.

Eles realizam o bloqueio de sites maliciosos e até palavras e termos relacionados a bullying ou aliciamento, por exemplo.

O Kaspersky Safety Kids surgiu com o intuito de ajudar os pais a tomarem as medidas necessárias para garantir a segurança de crianças na internet.

O aplicativo disponível para Windows, iOS e Android recebeu 3 certificados da AV-TEST, uma empresa independente que realiza testes de software, reconhecendo o desempenho da ferramenta como uma das melhores soluções do mercado.

No teste, foram analisadas as categorias de proteção contra ciberbullying, restrição do tempo de uso de dispositivos, controle de acesso a conteúdo adulto, proteção de privacidade e outras mais.

O bloqueio se expande não só para sites como também para jogos, além da troca de dados, compartilhamento de arquivos ilegais, proteção contra armadilhas financeiras, grooming (sedução online) e conteúdo relacionado a armas.

Em adição, o Kaspersky Antivírus impede que hackers controlem remotamente os computadores domésticos e roubem os dados, além de blindar a sua família de ameaças comuns como Phishing, malwares como cavalo de Tróia e ataques man-in-the-middle.

Você tem uma chance imperdível de testar ambos os programas com a promoção de Black Friday que o Kaspersky está promovendo.

Confira a oferta especial de Black Friday para a sua família!

Fique atento ao que seus filhos estão consumindo na internet, mesmo que esteja longe. O Kaspersky Safety Kids protege as crianças no mundo virtual por meio de ferramentas de monitoramento, controle e bloqueio.

Aproveitando a oferta especial de Black Friday, você garante dois superdescontos 50% em dois produtos Kaspersky.

O primeiro é no Kaspersky Antivírus, uma proteção contra hackers, cryptolockers e ransomware. É capaz de bloquear vírus em tempo real, permitindo que navegue com segurança.

Garanta agora por apenas R$ 29,95 ao ano.

O segundo é o Kaspersky Safety Kids Premium, que você pode adquirir por apenas R$ 49,90 ao ano.

Com ele, você tem acesso às seguintes ferramentas:

  • Filtro de conteúdo online;
  • Controle de uso de aplicativos;
  • Gerenciamento do tempo de tela;
  • Pesquisa segura no Youtube;
  • Histórico de pesquisas no YouTube;
  • Programação de tempo de tela;
  • Alertas em tempo real;
  • Localizador de crianças via GPS;
  • Rastreador de bateria.

Ou você pode também escolher a versão gratuita do programa, que oferece:

  • Filtro de conteúdo online;
  • Controle de uso de aplicativos;
  • Gerenciamento do tempo de tela;
  • Pesquisa segura no Youtube.

Não perca a oportunidade garantir softwares que realmente vão garantir a segurança digital da sua família.

Aliás, outra dica é que confira tudo sobre o Kaspersky Security Cloud Family e garanta também a segurança dos seus pais remotamente.