A China não tem exatamente o melhor histórico quando pensamos em planejamento e desenvolvimento urbano, especialmente falando no setor imobiliário – e o episódio mais recente é demais. Graças a falhas de planejamento e comunicação, a China acidentalmente construiu um novo conjunto de apartamentos modernos no meio de uma estrada de oito pistas.

ku-xlarge (2)



Tudo começou quando um grupo de moradores em Xi’an, na província de Shaanxi no oeste da China, foram desapropriados para dar lugar a um parque público. Em troca, foi prometido a eles um novo conjunto de apartamentos – mas os planejadores terríveis da cidade esqueceram-se que aquela estrada de oito pistas ia ser construída exatamente no mesmo lugar. Ops.

Os moradores anteriormente realocados tiveram alguns meses de paz e tranquilidade nos seus novos lares antes de um conselheiro bater em suas portas e perguntar educadamente se eles sairiam das suas novas casas. Como você pode imaginar, os nômades involuntários não ficaram felizes. Além disso, depois de tantos gastos com parques, estradas e apartamentos, os fundos do conselho estavam acabando. E como eles não podiam oferecer uma compensação razoável para os moradores, aquelas pessoas recusaram a proposta.

Sem opções, o conselho decidiu construir a estrada ao redor do novo prédio, fazendo com que uma parte da estrada ficasse com quatro, e não oito pistas. Depois de tudo isso, os moradores aparentemente estão levando tudo numa boa. Como um deles, Shing Su, explicou ao The Daily Mail:

Nós não gostamos exatamente de ficar presos no meio de uma estrada de 60 metros de largura, mas nos acostumamos a isso. Se eles fizerem uma oferta decente, a maioria de nós aceitaria se mudar, mas é difícil já que parece que nos pediram para sair logo que nos acomodamos por aqui.

Mas a melhor/pior parte da história? A estrada não fez nada para diminuir o terrível congestionamento de quatro horas no horário de rush – o principal motivo dela ter sido construída. Tudo foi feito em vão. [The Daily Mail]

ku-xlarge (1)ku-xlarge