_Tecnologia

Um desafio de navegação na web, sem teclado e sem Google

Então você acha que sabe navegar bem na web? Você talvez saiba ir de uma página a outra com os sites de busca, mas você conseguiria ir do site da Apple pro site do Adobe Flash - duas forças antagônicas na web - apenas clicando em links?

Então você acha que sabe navegar bem na web? Você talvez saiba ir de uma página a outra com os sites de busca, mas você conseguiria ir do site da Apple pro site do Adobe Flash – duas forças antagônicas na web – apenas clicando em links?

Isso mesmo: só você, seu mouse, e um mar de hiperlinks.

Este foi o desafio enfrentado pelos participantes do Trailblazers, uma competição de navegação na web que recentemente teve seu evento inaugural em Stuttgart, na Alemanha. Os participantes foram desafiados a "Navegar do jeito clássico, da Amazon ao Pirate Bay".

O comentarista Justin do Gizmodo americano, que participou do desafio, mostrou os pares de sites onde começar e terminar a navegação apenas clicando nos links das páginas:

1. www.apple.com até http://get.adobe.com/de/products/flashplayer/

2. web.mit.edu até http://icanhascheezburger.com

3. www.imdb.com até http://thepiratebay.org

4. www.4chan.org até http://www.scientology.org

5. http://brockhaus.de até http://de.wikipedia.org

6. www.bundestag.de até http://www.bigbrotherawards.de

7. http://pleaserobme.com até http://polizei.de

Em uma tabela no site do Trailblazers (que aliás, tem um design, digamos, "neoclássico") parece que um indivíduo chamado "tobi" levou o primeiro lugar na competição.

A próxima competição Trailblazers vai acontecer em 3 de setembro na Ars Electronica em Linz, na Áustria. Até lá, vá praticando só clicar nos links pra chegar aonde você quer – afinal, Google é pros fracos. [Trailblazers via TodayandTomorrow via The Atlantic]

Sair da versão mobile