Semana passada, uma estranha silhueta apareceu em uma das primeiras imagens de Marte vindas do Curiosity. No entanto, nas imagens seguintes, a misteriosa sombra sumiu. Foi o bastante para atiçar quem acredita em teorias da conspiração.

Mas a resposta para o mistério é bem simples, e bem legal também: de acordo com a NASA, esta foi a nuvem de impacto causada pela queda do “skycrane” na superfície de Marte.

Você deve lembrar que o robô Curiosity não chegou sozinho à superfície de Marte: ele foi levado pelo skycrane, com foguetes para desacelerar a queda. Antes de tocar o solo, o skycrane se abriu e revelou o Curiosity.

O skycrane então soltou o Curiosity na superfície, para depois cair na superfície de Marte, levantando uma nuvem de poeira. É o que aparece na imagem acima.

O GIF animado mostra duas imagens das câmeras Hazard-Avoidance, uma delas capturada 45min depois da outra. Por isso você consegue ver o impacto na primeira imagem, mas ele some na segunda.

A imagem acima vem da animação em HTML criada pela NASA para explicar o pouso do Curiosity em Marte. Ela mostra como o skycrane se desprende do Curiosity.

Jesus Diaz está cobrindo a missão do robô Curiosity no Jet Propulsion Laboratory, da NASA.