Quem voa de avião sempre tem que ouvir aquelas instruções de segurança na voz monótona do comissário, e às vezes até uma versão incompreensível em inglês. Eis que o comissário Ronald Pennaforte, da Webjet, decide mudar isso um pouco: passa as instruções de um jeito bem informal, solta piadas e brinca até com os serviço de bordo da empresa aérea. Então por que ele causou polêmica, e por que a ANAC quer falar com ele?

[youtube FTt1BhDr9ho]

A performance do Ronald no voo Curitiba – Rio de Janeiro está no YouTube, e já conseguiu mais de 600.000 visualizações. E este é apenas um de vários vídeos no YouTube com o comissário. As reações foram mistas: teve quem curtiu a forma de chamar a atenção dos passageiros – todo mundo ri e no final aplaudem – e teve quem achou isso uma falta de profissionalismo – afinal, as instruções de segurança são coisa séria.

A Webjet não vê qualquer problema na forma como Ronald apresentou as instruções de segurança: ela “não compromete a segurança do voo. Ao contrário, relatos de passageiros nos mostram que eles acabam prestando muito mais atenção”. O especialista em segurança de voo Roberto Peterca também gostou da apresentação do comissário: ele defende “o uso da criatividade na hora de transmitir as informações aos passageiros” e acha “monótono” o jeito que as instruções de segurança são informadas nos aviões.

Mas a ANAC, agência que regula as empresas aéreas no Brasil, quer ainda assim conversar com o comissário. Sem entrar em detalhes, eles disseram: “vamos receber o comissário para dar novas instruções”. Ronald poderia sofrer punição “se ele deixar de passar alguma informação” enquanto fala aos passageiros, mas essa conversa não deve ser nada grave. O comissário falou correndo as instruções em inglês, e ficou algo incompreensível, mas segundo a Anac isso não é problema: não é obrigatório passar instruções em inglês em voos domésticos.

[youtube Lqh8e2KYIrU]

A performance de Ronald lembra as comissárias dançantes num voo da Cebu Pacific, vídeo que chegou a quase 10 milhões de visualizações no YouTube. A Webjet lembra que o vídeo de Ronald provavelmente é antigo, apesar de ter sido postado agora em março: eles não usam mais os termos “webvoo” e “websnacks”.

Ronald é comissário de bordo há 11 anos, e nas horas vagas é compositor e cantor da escola de samba União da Ilha do Governador. Segundo a Webjet, ele ainda trabalha na empresa. [Exame; imagem via]