Norte-americanos costumam conceituar “velho” em termos muito recentes. A decadência das cidades europeias recebe muito menos atenção – mas isso porque ela é mais onipresente. O fotógrafo francês que se descreve como “explorador urbano” chamado Thomas Jorion fez uma carreira ao procurar e fotografar esses espaços menos conhecidos – de um monumento búlgaro em gelo ao silo de armazenamento de gás visto acima.

Aos 37 anos, Jorion estudou direito, mas abandonou seu emprego de advogado para perseguir o sonho de ser um fotógrafo em tempo integral. Trabalhando com uma câmera de grande formato, ele fotografa lugares abandonados quase que exclusivamente – procura cenários industriais, em particular. No prefácio de seu livro, Timeless Islands (PDF), ele explica:

Fábricas têxteis gigantes no norte da Itália desapareceram completamente, mesmo as vilas dos trabalhadores industriais foram abandonadas e deixadas para apodrecer. Vinte anos após a reunificação estes cenários podem ser vistos na Alemanha, onde fábricas se tornaram completamente inadequadas para a economia global e regiões inteiras se tornaram desertas devido à migração.

As fotografias resultantes mostram empresas químicas na Alemanha, fábricas de papel na Itália e mansões das famílias que as comandavam. Jorion também se aventurou em construções políticas. O Monumento Buzdludzha, por exemplo, construído no topo de uma montanha para comemorar o golpe de 1891 do herói socialista Dimitar Blagoev:

Blizka

Hoje, Buzludzha está coberto de gelo e neve. É difícil imaginar a mesma coisa acontecendo com um monumento norte-americano – mas, novamente, os EUA é um país muito mais jovem do que muitos europeus. Confira mais das fotos de Jorion a seguir:  [Thomas Jorion]

ku-xlarge (1)

Quadra de basquete em base militar em Brandenburgo, na Alemanha (2010)

ku-xlarge (2)

Depósito de vinho na Alta Normandia, na França (2010)

ku-xlarge (3)

Sala de estar da Villa Livorno na Itália (2010)

ku-xlarge (4)

Parque industrial na Lombardia, Itália (2009)

ku-xlarge (6)

Fábrica de papel na Itália (2010)

ku-xlarge (7)

Fábrica de carpete na Alemanha (2008)

ku-xlarge (8)

Déjà vu (2011)

ku-xlarge

Antecâmara (2011)