_Ciência

Um pequeno dispositivo com uma manivela é o mais incrível kit de química para crianças

Talvez, em algum momento da sua infância, você tenha brincado com um kit de química para crianças. Ele até era legal, mas perto deste criado pelo bioengenheiro indiano Manu Prakash, vai parecer a coisa mais sem graça do mundo. Prakash criou o protótipo vencedor de um concurso de brinquedos científicos patrocinado pela Fundação Gordon and […]

Talvez, em algum momento da sua infância, você tenha brincado com um kit de química para crianças. Ele até era legal, mas perto deste criado pelo bioengenheiro indiano Manu Prakash, vai parecer a coisa mais sem graça do mundo.

Prakash criou o protótipo vencedor de um concurso de brinquedos científicos patrocinado pela Fundação Gordon and Betty Moore e pela Society for Science & the Public. Ele usa canais de micro fluidos – como os encontrados em chips modernos de DNA – para mover produtos químicos e juntá-los, e também aqueles cartões perfurados dos primórdios da computação, que auxiliam no controle dos experimentos.

O funcionamento é espetacular: a criança (pode ser uma criança no corpo de um adulto, também) mexe uma manivela, fazendo com que o cartão perfurado atravesse o dispositivo. O padrão do cartão perfurado é lido e convertido para saber quais são os produtos químicos que devem ser combinados – isso ativa pequenos chips com reservatórios de fluidos que podem armazenar até 15 produtos diferentes. É tudo mecânico, sem necessidade de bateria nem nada.

Prakash tem uma ótima visão de como fazer a ciência mais acessível e divertida – foi a equipe dele que desenvolveu aquele microscópio de papel que pode ser montado por qualquer pessoa. Este kit de química, mesmo que voltado para crianças, pode divertir qualquer adulto por aí. [Wired]

Sair da versão mobile