_Curiosidades

Um perfeito e refrescante exemplo de tensão superficial

Já com saudades das Olimpíadas? Preso no escritório morrendo de vontade de dar um mergulho numa piscina ou no mar? Ama física? Se respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, você vai adorar esta fantástica foto de um nadador prestes a sair da água. Clique aqui para ver a foto grandona. O nadador parece estar […]

Nadador preso na água.

Já com saudades das Olimpíadas? Preso no escritório morrendo de vontade de dar um mergulho numa piscina ou no mar? Ama física? Se respondeu “sim” a qualquer uma dessas perguntas, você vai adorar esta fantástica foto de um nadador prestes a sair da água. Clique aqui para ver a foto grandona.

O nadador parece estar perfeitamente embalado em vidro graças ao famoso fenômeno físico conhecido como tensão superficial. Da Wikipedia:

“A tensão superficial é uma tendência contrativa da superfície de um líquido que permite que ele resista a uma força externa. Ela se revela, por exemplo, na flutuação de alguns objetos na superfície da água, mesmo quando eles são mais densos que a água e na habilidade de alguns insetos (por exemplo, o inseto Jesus) de andar na superfície da água. Essa propriedade é causada pela coesão de moléculas similares e é responsável por muitos comportamentos dos líquidos.”

E pode também ser muito bonito. O nadador é Tyler Clary. E eu queria ser ele nesse momento. [Valeu, Karl! Foto: Adam Pretty/Getty Images]

Sair da versão mobile