Você já deve ter ouvido falar dos easter eggs da Siri, que incluem pegadinhas ou tiradas de gosto duvidoso. O último descoberto, pelo menos, dá pistas de que a assistente pessoal da Apple deve receber boas atualizações em breve.

Ex-funcionários da Apple dizem que Siri foi lançada prematuramente e relatam “bagunça” no projeto
Siri dá resposta explícita quando questionada para definir a palavra “mãe” em inglês

Quem notou primeiro o novo “segredo” escondido na assistente foi o site australiano Apple Post. Ao perguntar para a Siri sobre a WWDC (conferência para desenvolvedores da Apple), o site recebeu como resposta uma espécie de teaser, e não informações úteis sobre o evento, como data, hora e local.

“Não quero me gabar, mas eu vou ficar muito mais esperta. Deve ser todo o estudo que tenho feito durante a noite”

Pelo jeito, o segredo ficou disponível apenas por algumas pessoas. Ao testar o recurso por aqui, não deu muito certo. A Siri, em inglês, retornou como resposta que os detalhes sobre a conferência podem ser encontradas no site da Apple.

Independente disso, o fato é que a melhoria da Siri é uma ótima notícia, pois a assistente da Apple tem ficado para trás comparado com outras soluções, como o Google Assistente e a Alexa, da Amazon.

A Apple parece estar minimamente ciente disso. Tanto é que a companhia recentemente contratou John Giannandrea, que era chefe de buscas e inteligência artificial do Google. Talvez não vejamos a ação direta de Giannandrea na assistente para esse WWDC (que ocorre agora no início de junho), mas sua contratação claramente foi com o objetivo de melhorar a Siri.

Segundo o Apple Insider, uma possível melhoria para a Siri tem relação com a aquisição da startup Workflow. Com esse app, usuários da assistente poderia criar fluxos de trabalho parecidos com os que é possível fazer com a Alexa. Na prática, isso significaria melhores comandos de voz para casas conectadas. Já o Macrumors diz que a companhia deve integrar a assistente ao app de fotos do iOS, o que facilitaria a busca de imagens usando a voz.

A gente só vai saber, de fato, o que a Apple vai aprontar para a Siri durante o WWDC, cuja keynote de abertura será no dia 4 de junho.

[The Apple Post]