_iPhone

Um SMS pode desabilitar o app Mensagens do iPhone para sempre

Um hacker descobriu que uma mensagem de texto com um vCard deixa o app de Mensagens do iPhone em loop.

Uma das coisas bacanas do iOS comparado com outros sistemas é sua relativa segurança e estabilidade. Não tem muitas formas de hackear os aparelhos, a não ser que seja um dispositivo de jailbreak ou se você foi alvo de um ataque de alguma empresa israelense de armas cibernéticas. No entanto, uma nova falha pode desabilitar para sempre o app de mensagens do iOS. Então, prepare-se para alertar seus amigos sobre o que eles podem fazer.

Como uma empresa de espionagem oferece acesso total a smartphones para governos
Uma simples mensagem pode fazer um hacker ter acesso ao seu iPhone

Esta não é a primeira vez que uma mensagem de texto poderia causar efeitos graves no iOS. No início do ano, pesquisadores da Cisco Talos descobriram uma falha que desabilitava o app de mensagens quando o dispositivo recebia uma imagem TIFF maliciosa.

Esta nova falha, descoberta pelo hacker vincedes3, é bem mais simples — tão simples que é até estranho que levou tanto tempo para acharem.

Ele criou um vCard complexo, um tipo de cartão de visitas virtual usado para compartilhar seu contato com outras pessoas. O vCard dele tinha 14.281 linhas de código, quando o comum é ter entre 200 e 300. Quando o aplicativo de Mensagens tenta abrir o cartão, ele trava. Reiniciar o telefone ou o app não adianta, pois toda vez que o aplicativo é aberto, ele tenta abrir a última mensagem. Enfim, o app Mensagens fica em um loop inescapável.

Ainda bem que é possível consertar isso. Segundo vincedes3, é possível arrumar este loop abrindo este link ou enviando uma mensagem de texto via Siri, como descrito neste tuíte abaixo.

“Para dispositivos (incluindo o iPad) no qual o link não funciona, peça a Siri para enviar uma mensagem para a vítima e clique no texto”

O bug afeta qualquer dispositivo com as versões 8, 9 e 10 do iOS, e há relatos de que este mesmo problema pode afetar dispositivos Android também. Então, se você receber um vCard via mensagem de texto, pense bem antes de abri-lo.

[vincedes3.com]

Foto do topo por Alex Cranz/Gizmodo

Sair da versão mobile