O site vietnamita Tinhte, o mesmo que vazou fotos bem detalhadas do que deve ser o próximo BlackBerry, também diz ter acesso a screenshots do BB10 quase finalizado, previsto para lançamento no final do mês que vem.

Este é o OS mais bonito que a RIM já fez mas, infelizmente, ele ainda não parece muito bom.

O sistema operacional foi reformulado, mas parece que a RIM pegou peças da concorrência e reuniu todas em uma coisa só. Com gestos nas laterais para chegar ao BlackBerry Hub, além dos Active Frames na tela inicial (apps em formato de widgets), ele tem elementos até do MeeGo!

A interface em geral é bastante conservadora, o que não é terrível considerando que o usuário de BlackBerry precisa de algo fácil de usar. A tela inicial e o menu pulldown parecem um descendente direto do Samsung TouchWiz para o Android.

O design dos ícones é bem feio. A sombra atrás de cada ícone é meio estranha, e por que o ícone do Foursquare está maior do que os outros? Esperamos que as dimensões dos ícones sejam padronizadas até a versão final. Além disso, diga-nos qual cliente corporativo de Blackberry vai usar um aplicativo chamado Story Maker?

Aqui vemos o que parece ser algum tipo de app para pesquisa de voz. A Siri para Blackberry, talvez. O design quadradão nos faz lembrar do Windows Phone, mas aquele botão quadrado de microfone não traz a elegância da interface da Microsoft.

 

O Blackberry Hub é o sistema central de mensagens no BB10. Parece bacana, não? Só aquele botão de três pontinhos, no canto inferior direito, nos faz lembrar do Android.

Felizmente, os apps do Twitter e Facebook têm quase o mesmo visual de outras plataformas móveis.

Quanto às funcionalidades do BB10, há algumas novidades que vimos antes. Com o BlackBerry Flow, você troca entre apps deslizando o dedo a partir das bordas da tela. O BB10 também possui Active Frames: parecem widgets na tela inicial, porém são apps de verdade rodando em forma de miniatura – toque neles, e o app se expande. O novo teclado preditivo detecta até em qual idioma você está escrevendo. E a câmera permite selecionar o rosto de alguém que saiu piscando e substituí-lo por um momento onde ela não estava piscando. É uma tecnologia da Scalado, empresa adquirida pela Nokia. (Esta função também está disponível nos Lumias com Windows Phone 8.)

Vejamos o que a RIM nos apresenta quando o BB10 for lançado oficialmente, em 30 de janeiro, em Nova York. [Tinhte via Crackberry via BGR]