_Saúde

Este vírus de computador contagioso se espalha por redes Wi-Fi

É mais ou menos como o seu pior pesadelo: um vírus de computador tão contagioso quanto o da gripe comum, que não pode ser detectado e infecta todos os computadores dentro de uma rede Wi-Fi. Você se conecta a uma rede pública em um café para brincar um pouco na internet, e sai de lá […]

É mais ou menos como o seu pior pesadelo: um vírus de computador tão contagioso quanto o da gripe comum, que não pode ser detectado e infecta todos os computadores dentro de uma rede Wi-Fi. Você se conecta a uma rede pública em um café para brincar um pouco na internet, e sai de lá com um vírus. Isso é assustador!

Infelizmente, sabemos agora que isso não só é assustador como também é possível. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Liverpool criou tal vírus. Eles o chamaram de “Chameleon”, ou camaleão. Como o nome sugere, ele pode saltar de rede para rede sem ser percebido, buscando redes wireless pouco protegidas. Áreas com muita gente são ainda mais sucetíveis a permitir que o vírus se espalhe. Cafeterias, portanto, são alvos ideais.

Felizmente, o Chameleon é apenas uma simulação – ao menos por enquanto. Os pesquisadores criaram o vírus como uma forma de alerta sobre o que hackers podem fazer. Anteriormente, acreditava-se que vírus não podiam atacar pelo ar. “Mas demonstramos que isso é possível, e que ele pode se espalhar rapidamente”, disse o Professor Alan Marshall em um comunicado. “Nós agora somos capazes de usar os dados gerados por este estudo para desenvolver uma técnica de identificar quando este ataque pode acontecer.”

O que nos faz pensar no que mais é possível. Vírus conseguem se espalhar através de vídeos por streaming? E redes de celulares? De certa forma, a maneira com os vírus se espalham só é limitada pela imaginação dos hackers.

Você pode ficar tranquilo com o fato de que malwares (provavelmente) não podem ser espalhados por ondas sonoras. Ao menos isso. [Univ. of Liverpool via BBC]

Imagem via Shutterstock

Sair da versão mobile