_Ciência

Um experimento funcionou pela primeira vez após 69 anos de espera

Um dos experimentos mais demorados finalmente deu algum resultado. Iniciado em 1944, ele demorou 69 anos, mas finalmente uma gota de breu caiu na Trinity College em Dublin, na Irlanda. O breu (ou piche), para quem não conhece, é um material altamente viscoso que parece sólido mas, na verdade, é um líquido que se move […]

Um dos experimentos mais demorados finalmente deu algum resultado. Iniciado em 1944, ele demorou 69 anos, mas finalmente uma gota de breu caiu na Trinity College em Dublin, na Irlanda.

O breu (ou piche), para quem não conhece, é um material altamente viscoso que parece sólido mas, na verdade, é um líquido que se move lentamente. O objetivo do experimento era provar que a matéria era líquida. As gotas normalmente são formadas a cada década.

A Universidade de Queensland, na Austrália, também está conduzindo um experimento com gotas de piche desde 1927, e a última queda testemunhada ocorreu em 1961. Nas décadas seguintes, uma série de contratempos frustraram os cientistas.

De acordo com a CNN, o professor John Mainstone, da Universidade de Queensland, perdeu diversas oportunidades de testemunhar uma queda dessas por vários motivos:

Cientistas em Dublin começaram recentemente a gravar o piche em vídeo, e em abril eles instalaram uma webcam para qualquer um observar e testemunhar. A queda em Dublin ocorreu no dia 11 de julho às 17h no horário local. Pesquisadores de lá estimam que o piche é 2 milhões de vezes mais viscoso do que o mel.

A próxima queda na Universidade de Queensland está prevista para algum momento neste ano. Se quiser ficar de olho desde já, a transmissão está endo feita por aqui. [Nature via Kottke]

Sair da versão mobile