Atualização dia 17 de abril: Os jogos já estão disponíveis gratuitamente. Você pode resgatar Uncharted: The Nathan Drake Collection e Journey pela PSN.

A Sony irá disponibilizar quatro títulos gratuitos para o PlayStation 4: Uncharted: The Nathan Drake Collection (que contém os três primeiros games da saga) e Journey. Os jogos estarão disponíveis para download a partir de 16 de abril e os usuários da PSN poderão resgatá-los até 5 de maio. Depois de resgatados, os jogos são seus permanentemente.



A iniciativa faz parte de uma iniciativa da empresa de apoiar o distanciamento social, necessário para achatar a curva de contágio do novo coronavírus.

A companhia disse ainda que a campanha, batizada de Play At Home (Jogue em Casa), irá criar um fundo para “ajudar estúdios independentes e menores que possam estar enfrentando dificuldades financeiras.” O fundo terá US$ 10 milhões e critérios de participação deverão ser divulgados em breve.

Uncharted: The Nathan Drake Collection é uma coletânea dos jogos Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake’s Deception, que foram lançados para PlayStation 3. Essa versão foi remasterizada para o PS4 e agora estará disponível gratuitamente. O game é um dos exclusivos de aventura mais interessantes da plataforma.

O outro título gratuito é Journey, outro exclusivo da plataforma e que recebeu inúmeras críticas positivas. O game tem uma história que toca em um ponto importante nesse momento: o isolamento. Também é um jogo de aventura, mas com uma pegada diferente de Uncharted.

A Sony explica que, para preservar o acesso a internet nos EUA e na Europa, os downloads podem demorar mais do que o normal. Em todo caso, pode ser uma boa ideia baixar os títulos de madrugada, quando a demanda é bastante menor.

Os dois jogos estarão disponíveis por meio de downloads digitais a partir de 16 de abril de 2020, às 00h (horário de Brasília), até às 23:59 do dia 5 de maio de 2020. Novamente, uma vez resgatados, os jogos ficarão na sua conta permanentemente.