_Cultura

Ursinho Pooh, Hemingway e Agatha Christie: veja como baixar as obras que entram em domínio público em 2022

Mais de 400.000 gravações de áudio pré-1923 nos EUA, acaba de passar para o domínio público com a virada do ano graças à Lei de Modernização da Música

2022 chegou com tudo! Graças à Lei de Modernização da Música, aprovada pelo Congresso dos EUA em 2018, uma extensa lista de mais de 400.000 gravações centenárias acaba de passar para o domínio público com a virada do ano. 

Entre os áudios que tiveram seus direitos autorais expirados nos EUA estão obras de Scott Joplin ou Adelina Patti. Também de Thomas Alva Edison, inventor do fonógrafo, que fornece peças de alto valor para historiadores. Isso também inclui trabalhos de Mamie Smith, Al Jolson, Fanny Brice, Ethel Waters e centenas de outros.

“Quando as obras vão para o domínio público, elas podem ser legalmente compartilhadas, sem permissão ou taxa.  Os cinemas comunitários podem exibir os filmes. Orquestras jovens podem tocar a música publicamente, sem pagar taxas de licenciamento ”, escreveu Jennifer Jenkins, diretora do Centro de Estudos do Domínio Público da Duke, sobre as obras de 2022 no site do Dia do Domínio Público.

É importante lembrar que o assunto não funciona da mesma forma em todo o mundo. Obras que entram em domínio público nos Estados Unidos, “o prazo geral” dos direitos de exploração se estende por toda a vida do autor e um período extra de 70 anos a partir da sua morte. 

 

A lista de obras que entraram em domínio público na virada do ano também inclui o clássico ‘Winnie the Pooh’, de AA Milne; e romances emblemáticos, como ‘O sol também nasce’  de Ernest Hemingway, ou ‘O assassinato de Roger Ackroyd’, da rainha do mistério, Agatha Christie, também está à disposição.

A primeira coleção de poesia de Dorothy Parker, ‘Enough Rope’, o primeiro romance de William Faulkner, ‘Soldiers Pay’, livros de Langston Hughes, Willa Cather e TE Lawrence também estão  em domínio público.

Onde baixar livros de domínio público

Sair da versão mobile