O Android já chegou a formatos clássicos de PC, como em netbooks e em tablets com teclado (como o Asus Transformer), mas até mesmo um smartphone pode virar um desktop prático e agradável de usar. Christian Qantrell mostra como o Galaxy Nexus funciona bem como desktop – ligado a um monitor, teclado e trackpad Bluetooth.

Ele conecta o Galaxy Nexus sem root e sem modificações ao monitor usando um conector MHL. O aparelho está conectado a caixas de som via entrada 3,5mm, e como o Android tem suporte nativo a USB e Bluetooth, ele usa o teclado e trackpad sem fios da Apple com seu Galaxy Nexus.

Quando você toca o trackpad, surge um cursor na tela. Então você controla o trackpad como se fosse uma touchscreen: segura e desliza para alternar entre telas, e usa dois dedos para rolar listas e páginas. O mais legal, no entanto, são os atalhos de teclado: a tecla Esc corresponde ao botão voltar, segurar Shift + teclas direcionais seleciona palavras, e o Alt-Tab acessa a multitarefa do Android. Ele não demonstra outros atalhos simples como Ctrl+C/Ctrl+V, mas como eles funcionam no Asus Transformer Prime, imagino que funcionem sem problemas no Galaxy Nexus.

Se antes o Android “esticado” em telas grandes era um problema, hoje a resolução 720p do Galaxy Nexus resolve isto. E apesar de estar conectado a vários dispositivos, e espelhando a imagem da própria tela e no monitor, o Nexus não mostra sinais de lentidão. Como Qantrell diz, este poderia ser um caminho a se seguir no futuro: seu computador está no bolso, esperando para ser conectado a periféricos e se transformar num desktop clássico. Ele ainda não substitui um PC… mas dê tempo ao tempo. [YouTube via Android Community via Diário do Android]