_WhatsApp

Usar mensagens temporárias no WhatsApp ficou mais fácil

Nova atualização amplia a configuração de mensagens que desaparecem após um determinado período

O WhatsApp lançou nesta segunda-feira (6) uma nova funcionalidade que permite configurar como padrão a autodestruição de mensagens de todas as conversas após um determinado período.

Ao ativar o recurso, o usuário pode escolher que as mensagens de todos os contatos desapareçam após 24 horas, 7 dias ou 90 dias.

O anúncio foi feito pelo próprio Mark Zuckerberg em uma postagem pessoal no Facebook: “Nem todas as mensagens precisam durar para sempre”, escreveu ele.

Em novembro passado, o WhatsApp já tinha adicionado o recurso de “mensagens temporárias” para contatos individuais. Quando ativado, as novas mensagens desaparecem após sete dias. Entretanto, ele tinha que ser configurado manualmente para cada contato, ou seja, um por um.

Mensagens temporárias

Segundo a central de ajuda do WhatsApp, o desaparecimento de mensagens por padrão não afetará conversas existentes. Dessa forma, mensagens enviadas ou recebidas antes da ativação do recurso não serão afetadas.

Ao iniciar uma nova conversa, um aviso aparecerá para informar que o recurso está ativado. Também será possível desativar a configuração de bate-papo individuais.

Essas mensagens desaparecerão mesmo que o usuário não abra o aplicativo.

O WhatsApp também recomenda que o usuário envie mensagens temporárias somente para aqueles contatos nos quais confia, pois é possível tirar um print da tela ou salvar o conteúdo antes que elas desapareçam.

Embora a configuração padrão não afete os bate-papos em grupo, o WhatsApp diz que também foi adicionada a nova opção. Entretanto, os administradores do grupo podem mudar as configurações para permitir que somente eles possam ativar as mensagens temporárias.

O novo recurso deve chegar aos smartphones conforme o app é atualizado para cada aparelho.

Para ativar as mensagens temporárias por padrão, basta acessar as configurações do aparelho, selecionar “Conta”, “Privacidade” e “Duração Padrão”. Em seguida, basta selecionar o período de destruição das mensagens.

 

Sair da versão mobile