Dia desses a Klipsch, marca de fones com ótimo custo benefício e que é vendida oficialmente pela Apple, anunciou que terá uma linha específica para Android. Hoje, durante a IFA, em Berlim, a Philips mostrou que a linha Fidelio, conhecida pelo bom som e a conexão de 30 pinos para iPhone, ganha agora uma modificação para os robozinhos.

Os docks anunciados pela Philips são os mesmos modelos lançados para iPhone e iPod touch no ano passado. Há desde as versões mais básicas, como um pequeno dock redondo que a empresa diz ser “muito útil” no banheiro, passando pelas versões médias e chegando no chefão, o DS9000, construído em madeira e com 100 watts de potência.

A diferença começa pelo conector, que deixa para trás o formato plano da Apple e adota o microUSB como entrada – caso o aparelho não tenha porta USB, algo incomum mas que existe em alguns modelos de smartphones, há a possibilidade de trocar a entrada no Fidelio. Segundo a Philips, “virtualmente” todos os Androids são compatíveis com a linha.

E assim como a versão para iPhone, a Philips lançará um aplicativo específico, o Fidelio app, que é uma mão na roda para controlar o som e aumentar as possibilidades do dock. Ele adiciona função de rádio ao aparelho, usando as milhares de opções do consagrado TuneIn Radio, além de oferecer controles de sintonia fina direto na tela.

Sobre disponibilidade, a linha Fidelio chega ao Brasil no ano que vem – antes, em novembro, ela estará em lojas europeias e americanas. Já o preço nacional não foi revelado, mas podemos imaginar algo semelhante à versão da Apple — o DS9000, por exemplo, chegou ao país custando 3 mil reais, mas já é encontrado por cerca de R$1.700, e há também os modelos de entrada, por cerca de 300 reais. É o fim da era dos docks exclusivamente com 30 pinos. Com o crescimento do Android, é impossível fingir que usuários da plataforma não curtem boa música.

 

O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da Philips e já aprendeu a brindar em mais de sete idiomas. Agradecimentos também à Samsung, que nos emprestou a X100 para tirar fotos na viagem.