_Tecnologia

Usuários de torrent ficam superchateados com mudança de padrão em vídeos

Mesmo que piratas digitais sejam anárquicos em certo nível, eles ainda precisam de regras e, na verdade, os senhores dos sites de torrent geralmente procuram atender a padrões de qualidade. Infelizmente, eles tomaram certas decisões recentemente que deixaram a comunidade de torrents bem irritada. Alguns grupos como LOL e MOMENTUM, responsáveis* por lançar episódios pirateados, […]

Mesmo que piratas digitais sejam anárquicos em certo nível, eles ainda precisam de regras e, na verdade, os senhores dos sites de torrent geralmente procuram atender a padrões de qualidade. Infelizmente, eles tomaram certas decisões recentemente que deixaram a comunidade de torrents bem irritada.

Alguns grupos como LOL e MOMENTUM, responsáveis* por lançar episódios pirateados, recentemente divulgaram um documento chamado “Os Padrões de Lançamento de TV em SD x264 para 2012“. O documento define como eles estão migrando do padrão Xvid para x264, um codificador open-source para H.264 que geralmente é usado para lançamentos em HD. Eles até explicam o motivo: porque é melhor.

No entanto, “maior qualidade e compressão a resoluções SD mais altas” não são motivos o bastante para gostar da mudança. Enormes hordas de devoradores de torrents, que consomem os episódios de TV no minuto em que estão disponíveis, estão superchateados com a situação. É que o novo formato não é compatível com vários players de DVD e outros dispositivos. Como uma amostra representativa da revolta, um usuário escreve:

“Vou me mudar para sites melhores… PODE TENTAR ENFIAR ISTO NA GOELA DE OUTRA PESSOA.”

Bom uso do CAPS – e o TorrentFreak tem mais exemplos. Como sempre, minha reação não é de empatia. Parece alguém que quer roubar uma locadora e reclama que não tem Blu-ray, só DVD. O novo padrão tem código aberto: ou baixe o codec para ele, ou converta o arquivo pro formato que você quer. [Torrent Freak; Imagem por Shutterstock/John David Bigi III]

*Não sei se “responsáveis” é a palavra certa a se usar aqui, mas me fez rir quando eu digitei, então deixei no texto.

Sair da versão mobile