_iOS

Usuários do iPhone estão deletando acidentalmente seus e-mails no iOS 13

É impressionante como uma pequena mudança pode afetar a nossa rotina, especialmente quando você está tão acostumado a ponto de seus músculos praticamente se mexerem sozinhos, sem nenhum esforço mental. Um bom exemplo disso que estou falando é, sei lá, responder a um e-mail. É importante, claro, mas já está muito enraizado na nossa rotina […]

iPhone 11. Crédito: Getty Images

Drew Angerer/Getty

É impressionante como uma pequena mudança pode afetar a nossa rotina, especialmente quando você está tão acostumado a ponto de seus músculos praticamente se mexerem sozinhos, sem nenhum esforço mental.

Um bom exemplo disso que estou falando é, sei lá, responder a um e-mail. É importante, claro, mas já está muito enraizado na nossa rotina – você nem repara mais onde ficam os botões, já memorizou tudo.

Acontece que a Apple decidiu mudar o design do aplicativo de e-mails do último iOS e trocou a posição de alguns botões. Não sou nenhuma designer, mas acho que colocar o botão de deletar as mensagens bem ao lado de um botão que as pessoas estão acostumadas a tocar não é uma boa ideia.

E olha que estamos falando de uma uma empresa que se orgulha de inovar e prestar muita atenção os detalhes. Desde o iOS 13, liberado no mês passado, o aplicativo de e-mail do iPhone passou a ter os botões de deletar e responder na parte direita inferior da tela, onde antes havia apenas o ícone para responder.

Então, quando as pessoas vão responder um e-mail, acabam acidentalmente tocando no ícone da lixeira. Embora não seja um problema crítico – as pessoas vão acabar memorizando essa organização uma hora ou outra – parece algo bem simples de perceber que vai causar dores de cabeça. Fico até perplexa ao pensar que a ideia recebeu um “OK” do time de design da Apple.

A alteração tem deixado muitas pessoas frustradas. A NBC News publicou uma notícia na quinta-feira (24) e compartilhou algumas das reclamações publicadas no Twitter.

Tradução: POR QUE a @Apple achou que seria uma boa ideia colocar o ícone de lixeira no aplicativo de e-mail onde ficava o botão de responder no antigo iOS? Tenho deletado todos os meus e-mails importantes.

Tradução: Valeu, @Apple, por colocar o ícone da lixeira no app de e-mail do iOS 13 exatamente onde costumava ficar o botão de responder. Uau, isso é bobo.

Tradução: Valeu, @Apple, pelo redesign do aplicativo de e-mail – por colocar o ícone da lixeira onde o ícone de responder costumava ficar. Eu praticamente só arquivei meus e-mails desde então.

Tradução: @Apple, por favor, repense o posicionamento do ícone de lixeira… Deletei muitos e-mails nas últimos semanas KKKKK.

Não sabemos se a Apple simplesmente não percebeu o problema ou estava tentando simplificar a barra de ferramentas do app. A companhia não respondeu aos pedidos de comentários feitos pelo Gizmodo.

E vamos ser sinceros: é um problema de gente rica. Como a NBC News apontou, os usuários podem evitar a bagunça ao habilitar a opção que pede confirmação antes de deletar a mensagem. Tem muita coisa pior rolando por aí, mas é irritante.

Sair da versão mobile