_Tecnologia

Usuários reclamam que o Google Maps parou; veja alternativas

Maps apresentou instabilidade em várias partes do mundo na tarde desta sexta-feira (18), mas já parece ter se normalizado. Em caso de novas quedas, saiba para onde correr

google maps

Imagem: Google Maps/Unsplash

O Google Maps apresentou uma instabilidade na tarde desta sexta-feira, 18. De acordo com o site Downdetector, usuários identificaram a falha na versão web da plataforma, mas também foram registradas dificuldades para acessar os aplicativos para smartphone, tanto no Android quanto no iOS.

Na última quinta-feira (17) também foi registrada uma instabilidade no app, mas que, aparentemente, atingiu apenas o Brasil. O problema de hoje foi global e, segundo informações iniciais, não tem relação com a queda de ontem. Os usuários relataram que a plataforma estava lenta ou não carregava.

No momento, o serviço parece ter sido completamente retomado em não apresenta mais falhas.

Existem algumas outras plataformas que funcionam de maneira semelhante com o serviço do Google. Em caso de novas quedas momentâneas, o melhor é saber a quem recorrer.

Here WeGo

O Here WeGO é uma plataforma de mapas lançada em 2014, e tem aplicativos para os sistemas Android e iOS. O aplicativo funciona de forma semelhante com o Google Maps. Basta o usuário colocar as informações do local onde deseja ir que a app retorna uma série de rotas, com informações sobre a intensidade sobre o trânsito e sobre o tempo estimado que cada uma delas irá levar.

Além disso, é possível verificar opções de transporte público e também as melhores rotas para ir a pé até seu destino final. Outro recurso interessante é a possibilidade de usar o aplicativo offline, como um GPS tradicional. Para isso, basta o usuário estar conectado a uma rede de internet para baixar informações dos mapas. Depois disso, é só navegar sem estar utilizando conexão 4G ou wi-fi.

Aplicativo Mapas para iOS

Se você é usuário do iOS, é possível utilizar o app Mapas. O aplicativo mostra as melhores rotas de carro, transporte público, a pé, de bicicleta e recomendações de aplicativos de transporte. O aplicativo também mostra algumas eventualidades que podem atrasar o caminho, como chuvas, por exemplo, e também se há pedágios obrigatórios em alguma das rotas escolhidas.

Sair da versão mobile