Começam a pipocar em fóruns e sites especializados reclamações a respeito do N8, novo smartphone topo de linha da Nokia. Segundo os usuários, o aparelho simplesmente para de funcionar e não volta a vida nem se for ligado à tomada. E a Nokia confirmou hoje o problema, um defeito de energia que teria afetado “um número limitado de aparelhos”. Mas há quem discorde do alcance.

O número de aparelhos afetados não é claro, mas a página de suporte do fórum da Nokia está inundado de relatos de usuários que viram o aparelho “morrer”. Eldar Murtazin, do Mobile-Review, já foi mais enfático: “A história se repete. Assim como o 5800, o N8 tem partes danificadas na primeira leva do aparelho. N8 estão morrendo por todo o mundo. Todos celulares são afetados”. Sami Sarkamies, analista da Nordea, afirma que, como nem todos os consumidores devem ter relatado os problemas, o tamanho do estrago pode ser bem maior do que parece.

A Nokia não vê a situação tão alarmante assim. Segundo Niklas Savander, o problema existe, mas afeta apenas uma pequena porcentagem de usuários e que, “no plano geral”, não se trata de um grande problema. Mesmo assim, é algo preocupante. Apesar de ser normal a primeira leva de aparelhos ter alguns defeitos, a Nokia demorou meses para lançar o N8, que foi adiado várias vezes e gerou enorme apreensão do mercado. A expectativa é que ele chegasse completo e inteiro ao mercado. [Info e Into Mobile]