Que coisa: o Google está contratando um gerente de otimização de buscas para que os produtos do Google se saiam melhor nas buscas… do Google. E, quem sabe, dos concorrentes também.

A empresa controla o maior motor de busca do mundo, por isso é meio estranho pensar que ela precise contratar alguém para melhorar o ranking das próprias páginas. Mas, de acordo com este anúncio de emprego, é exatamente isso que o Google quer.

Estas são as responsabilidades do cargo:

  • Arquitetar, projetar, desenvolver e manter sites inovadores, atraentes e informativos para uma audiência global.
  • Manter e desenvolver o código web para garantir a qualidade, conteúdo e legibilidade para motores de busca.
  • Acompanhar tendências e desenvolvimentos na indústria do SEO, das buscas e do marketing na internet, e comunicar as alterações necessárias.
  • Aconselhar, colaborar com e sintetizar feedback de parceiros no Marketing, Produto e Engenharia para pressionar por melhores práticas técnicas de SEO.

O SEO, sigla de “otimização para mecanismos de pesquisa”, envolve obter tráfego vindo de motores de busca de forma orgânica, ou seja, sem pagar por anúncios. Parece que até mesmo o Google precisa de uma ajudinha nessa tarefa.

Apesar de o anúncio não mencionar, pode ser que o Google queira mais tráfego vindo de outros mecanismos de busca, tal como o Bing e o Yahoo – ambos com participação da rival Microsoft. De qualquer forma, é interessante ver que eles querem contratar alguém para ficar de olho no SEO de diferentes divisões. [Search Engine Land]

Foto por Alan Diaz/AP