_Ciência

Vampiros precisam de apenas 6,4 minutos para beber seu sangue sem causar maiores danos

Estudantes de física descobriram que levaria 6,4 minutos para um vampiro beber o sangue de um humano, sem causar alterações na frequência cardíaca.

Uma mordida no pescoço é tudo que um vampiro precisa para sugar o sangue humano. Com isso em mente, um grupo de estudantes de física da Universidade de Leicester calculou exatamente quanto tempo um vampiro necessita para se alimentar e manter a vítima viva. Ao todo, a criatura mítica precisa de cerca de 6,4 minutos. O estudo foi publicado no periódico Physics Special Topics.

>>> Google quer patentear um smartwatch sugador de sangue

O corpo humano não pode funcionar muito tempo com uma grande perda de sangue. Após perder 15% do sangue, a frequência cardíaca sofre alteração, e o processo de beber o líquido, mesmo feito pela artéria carótida, torna-se um processo que daria pouco resultado. Os estudantes de Leicester, então, trabalharam para calcular quanto tempo levaria para que 15% do sangue deixasse o corpo com algumas mordidas no pescoço.

Para reduzir as variáveis para a análise, os estudantes consideraram algumas hipóteses. Primeiro, os vampiros não estão aí para matar humanos. Eles só querem dar uns goles no líquido que sustenta nossa vida, e depois ir embora após alguém aparecer com alho ou um crucifixo.

Eles também levaram em consideração que a gravidade é desprezível (comparada com a presão exercida pelo sangue no sistema circulatório), e que o vampiro não vai sugar, assegurando que a pressão no sangue fora do corpo não seja diferente de alguma outra possível ferida, mas beber. Enfim, eles supuseram que as cinco artérias que passam pela aorta têm o mesmo tamanho e estão em perfeito estado.

Ao calcular a velocidade em que o sangue se move pelas artérias, os estudantes concluíram que um vampiro ao fazer dois furos de 0.5 mm conseguiria beber 15% do sangue do corpo em 6,4 minutos. Então, se você estiver escrevendo um romance sobre vampiros ou um filme hiperrealista sobre essas criaturas, anote esses números e ajuste seu orçamento de acordo com essas informações.

[Physics Special Topics]

Sair da versão mobile