_Internacional

Vangelis, compositor de “Blade Runner” e “Carruagens de Fogo”, morre aos 79 anos

Mesmo longe do mainstream, Vangelis nunca parou de produzir. Seu último trabalho, "Juno to Jupiter", foi em julho de 2021.

vangelis

imagem: Wikimedia Commons / reprodução

Evángelos Odysséas Papathanassíou, músico e compositor grego conhecido como Vangelis, morreu na última terça-feira (17) aos 79 anos. A informação, porém, só confirmada nesta quinta (19) pela Athens News Agency.

Vangelis foi um nome importante na música eletrônica e new age. Ele foi o compositor da trilha “Carruagens de Fogo”, tema do filme ganhador do Oscar de 1981 – uma das trilhas sonoras mais conhecidas dos anos 1980.

Além de “Carruagem de fogo”, Vangelis também é o nome por trás de trilhas sonoras de outros filmes como “Missing – o Desaparecido”, dirigido pelo seu compatriota Costa-Gravas, e o longa futurista de Ridley Scott, “Blade Runner”.

O compositor também caminhou pelas estradas do mundo pop quando se juntou ao vocalista Jon Anderson do Yes no Jon and Vangelis. O duo lançou 3 álbuns entre 1980 e 1983. Em 1986, a dupla gravou seu quarto álbum, que acabou sendo lançado apenas na década seguinte.

Mas nem só de trilhas de filmes viveu Vangelis. O compositor grego também teve suas melodias tocadas em séries, como “Cosmos” também nos anos 1980. Além de trilhas dentro do seriado, a abertura também era uma música de sua autoria.

Mesmo longe do mainstream, ele nunca parou de produzir. Seu último trabalho, “Juno to Jupiter”, saiu há cerca de um ano, em julho de 2021.

A causa da morte de Vangelis não foi informada. Segundo a impressa grega, no entanto, o músico estava internado na França com Covid-19.

Sair da versão mobile