
Vazamento de ar na ISS faz NASA adiar missão privada e enfurece SpaceX
A NASA decidiu adiar o lançamento da missão Ax-4, em parceria com a Axiom Space e a SpaceX, devido a um novo vazamento de ar na Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento da missão privada com quatro astronautas seria na última quarta-feira (11). Aliás, anteriormente, a SpaceX precisou adiar o lançamento da missão por outro vazamento, mas não na ISS.
Na terça-feira (10), a SpaceX precisou adiar o lançamento da missão para o dia seguinte. O motivo foi um vazamento de combustível no propulsor do foguete Falcon 9, conforme publicou no X.

Imagem: Screenshot/Giz Brasil
Agora, a NASA e a Axiom decidiram adiar a missão indefinidamente. Isso após cosmonautas russos na ISS identificarem um novo vazamento no módulo de serviço Zvezda, da Roscosmos.
“Os astronautas na ISS estão conduzindo as operações normalmente e de maneira segura, enquanto nós [NASA] analisamos esta última atualização sobre o vazamento e vamos fornecer informações adicionais assim que possível”, disse Cheryl Warner, porta-voz da NASA, na última quinta-feira (12).
Entenda por que a NASA decidiu adiar a missão
O módulo de serviço russo da ISS enfrenta problemas desde 2019, quando astronautas e cosmonautas identificaram o primeiro vazamento de ar. De acordo com a NASA, os russos “selaram” áreas adicionais e realizaram medições sobre a taxa de vazamento de ar.
A agência afirmou que o segmento russo está segurando a pressão de ar. Contudo, a decisão de adiar a missão visa possibilitar mais tempo para análises técnicas.
“Adiar o lançamento da missão oferece tempo adicional à NASA e à Roscosmos para avaliar a situação e identificar quaisquer reparos necessários”, disse a agência espacial norte-americana.
A missão, que seria um marco para a ISS pela tripulação com astronautas de quatro nações, já não tem mais data de lançamento definida e pode ser que a SpaceX saia do projeto.
Sobre a missão, além de Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA e segunda pessoa a ficar mais tempo no espaço, os outros membros da tripulação são:
- Shubhanshu Shukla (piloto, Índia)
- Sławosz Uznański-Wiśniewski (especialista da missão, Polônia)
- Tibor Kapu (especialista da missão, Hungria)
A missão Ax-4 será a primeira vez em que astronautas desses três países visitarão a ISS. Conheça a tripulação:
Elon Musk quer antecipar fim da ISS após decisão de adiar missão
Para Elon Musk, CEO da SpaceX e ex-queridinho de Trump, a decisão em adiar a missão demonstra que a ISS não é mais viável.
A SpaceX, que até então vai tirar a ISS de órbita conforme um contrato com a NASA, quer antecipar o fim da estação espacial, que será em 2030.
Em uma publicação no X nesta sexta-feira (13), Elon Musk afirmou que, com base no vazamento que adiou a missão que daria dinheiro à SpaceX, a ISS deve ser tirada de órbita em dois anos.
There are potentially serious concerns about the long-term safety of the @Space_Station. Some parts of it are simply getting too old and obviously that risk grows over time.
Even though @SpaceX earns billions of dollars from transporting astronauts & cargo to the ISS, I… https://t.co/TcyUwcwHfE
— Elon Musk (@elonmusk) June 13, 2025
Musk, aliás, ressaltou que “mesmo com a SpaceX ganhando bilhões de dólares transportando carga e astronautas à ISS”, o melhor caminho seria desativar a estação em até dois anos.