_Cibersegurança

5,1 milhões de motoristas têm seus documentos expostos após falha do Detran-RS

Técnicos que descobriram a falha afirmam que o sistema do órgão de trânsito não tinha proteção para combater ataques de maior proporção.

Imagem: Divulgação/Detran-RS

Uma falha nos sistemas do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) expôs dados pessoais de 5,1 milhões de motoristas. O ocorrido permitiu acesso a número do RG (identidade), número de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), multas e placas de carro, entre outras informações, de acordo com matéria divulgada pelo UOL Tilt.

A irregularidade foi descoberta por Mateus Gomes, técnico em redes e Jonathan Fonseca, pesquisador de segurança. Ao analisarem o código do Portal de Trânsito, um site do Detran-RS com serviços para os motoristas, notaram que era possível ter acesso a duas APIs, uma espécie de “interface de consulta”, sem a necessidade de autenticação (login e senha). De acordo com a reportagem, após ser alertado na quarta-feira (27), o órgão corrigiu a falha.

Dados sobre os motoristas:  

Dados dos veículos:

Na entrevista divulgada na reportagem, Gomes diz que qualquer pessoa com conhecimento técnico poderia acessar dados privados sem nenhum tipo de identificação de segurança. “Além de não validar corretamente a origem das solicitações, o sistema não possuía nenhum tipo de proteção contra ataques de força bruta ou limitador de requisições”, afirma o técnico em redes. Ou seja, se torna um processo fácil para criminosos praticarem uma série de golpes, como falsificação da carteira de trabalho e uso do RG para fazer compras.

Em nota enviada ao site, o Detran-RS afirma que ninguém obteve tais dados e que possui uma série de serviços de consultas e que é referência em transparência. Também ressalta que para ter acesso a esta base dados, é necessário ter os documentos anteriores (como RG, Renach ou CNH), e que possui uma “série de dispositivos de segurança que monitoram e bloqueiam eventuais acessos irregulares ou indevidos a essas informações”.

As pessoas lesadas por toda esta situação podem utilizar com o previsto pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e pedir advertência ou divulgação da infração pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

Sair da versão mobile