Apesar de suas falhas, eu achei o Galaxy Fold inovador a ponto de dizer que era o celular mais importante de 2019. Agora, renderizações vazadas da próxima geração do aparelho dobrável mostram mudanças que parecem resolver muitas das deficiências de seu antecessor.

Antes do anúncio oficial do Galaxy Z Fold 2 que deve acontecer 5 de agosto, no evento Galaxy Unpacked, o MySmartPrice publicou uma série de renderizações de alta resolução que nos dão uma visão mais clara do próximo celular dobrável da Samsung. O veículo não deu uma explicação de onde vem as imagens, além de dizer que foram repassadas por uma “fonte confiável”.

Se este for mesmo o Galaxy Z Fold 2, a maior mudança física será a adição de uma tela muito maior, de 6,23 polegadas, na parte externa do dispositivo.

Essa seria uma enorme atualização da tela de 4,6 polegadas que apareceu no Galaxy Fold original, que tinha como objetivo permitir aos usuários fazer coisas como responder rapidamente a mensagens, verificar e-mails ou procurar um endereço em um mapa sem precisar abrir o telefone para acessar a tela dobrável maior em seu interior.

Como a tela exterior original do Galaxy Fold era tão pequena, havia pouco espaço para deixar apps na tela inicial do telefone, enquanto que digitar em um teclado virtual espremido em uma tela tão pequena era um exercício de frustração.

Ao estender a tela exterior do Z Fold 2 para ocupar quase toda a frente do aparelho, parece que a Samsung irá resolver um dos maiores inconvenientes do Fold original.

No interior do aparelho as renderizações mostram uma tela dobrável de 7,7 polegadas (contra 7,3 polegadas do Fold original). Além disso, você também pode ver que a Samsung eliminou o entalhe que abrigava as câmeras de selfie.

A decisão da Samsung de usar um entalhe sempre me pareceu uma escolha estranha, já que a companhia gostava de zombar em comerciais de outros aparelhos que tinham essa característica (especialmente o iPhone X).

É difícil ver pelas renderizações do MySmartPrice, mas com base em imagens publicadas pelo vazador Ice Universe, o Z Fold 2 parece que terá aquele furinho para abrigar o sensor de selfies, que ocupa muito menos espaço. Esse seria outro pequeno defeito do Fold original que seria resolvido.

Tradução: Se alguma nova cor fosse lançada para o Galaxy Z Fold 2 no futuro, qual delas você gostaria de adicionar, verde, vermelho ou pink?

Por fim, as renderizações vazadas mostram bordas significativamente menores ao redor da tela flexível do Z Fold 2. Isto importante por alguns motivos.

Primeiro: depois que alguns analistas acidentalmente removeram uma película da tela do Fold original que na verdade era um filme de polímero protetor que fazia parte do display flexível, a Samsung precisou fazer alterações em seu design para proteger esse componente. Na ocasião, foi adicionada uma moldura plástica. Mas parece que a Samsung encontrou outro método para resolver esse problema no Z Fold 2, escondendo as bordas da tela e tentando aumentar a durabilidade e a funcionalidade do display.

Com base nestas imagens vazadas, parece que o Z Fold 2 virá em duas cores: preta e cobreCom base nestas imagens vazadas, parece que o Z Fold 2 virá em duas cores: preta e cobre.

Infelizmente, as imagens vazadas não contêm muitas informações sobre o tamanho e peso do Z Fold 2, o que é importante porque, embora o Fold original fosse tolerável de se carregar por aí, era um pouco pesado e volumoso demais para algo que deveria ser um dispositivo móvel.

De baixo do capô espera-se que o Galaxy Z Fold 2 tenha um dos principais processadores atuais da Qualcomm (provavelmente o Snapdragon 865+), além de até 512GB de armazenamento, câmeras traseiras triplas e compatibilidade total com 5G.

Um ponto negativo que deve continuar com o aparelho é o preço salgado, na casa dos US$ 2.000 (assim como o Fold original). No Brasil, o modelo chegou por R$ 12.999. Por enquanto, parece que a Samsung não está preocupada em tornar seu dobrável mais acessível.

Quanto ao resto dos novos gadgets que esperamos ver no Galaxy Unpacked, com base em numerosos vazamentos e teasers, parece que a Samsung está planejando lançar duas versões do Galaxy Note 20, duas versões do Galaxy Tab S7, um novo smartwatch Galaxy Watch 3 e um novo par de fones de ouvido sem fio com cancelamento de ruído ativo.

Incluindo o Galaxy Z Fold 2, a Samsung deve mostrar até cinco novos dispositivos, o que é muito mais do que normalmente lança durante os eventos Unpacked. Com a pandemia de COVID-19 forçando o cancelamento de uma série de grandes feiras, provavelmente faz mais sentido para a Samsung ter um grande evento em vez de uma série de anúncios menores.

De qualquer forma, a próxima semana certamente será repleta de novidades. Mostraremos todas elas no dia 5 de agosto aqui no Gizmodo Brasil.