Você poderá ver a Estação Espacial Internacional da sua casa (se acordar bem cedo)

A gente já escreveu muito aqui no Gizmodo sobre o trabalho feito lá na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e agora você terá a chance de vê-la, sem telescópio ou binóculos. O problema é que você vai ter que acordar bem cedo (ou virar a noite). Na madrugada dos próximos quatro dias, […]

A gente já escreveu muito aqui no Gizmodo sobre o trabalho feito lá na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), e agora você terá a chance de vê-la, sem telescópio ou binóculos. O problema é que você vai ter que acordar bem cedo (ou virar a noite).

Na madrugada dos próximos quatro dias, moradores de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Cuiabá poderão ver a estação a olho nu. Segundo a NASA, a visão deve ser favorável para os paulistanos às 4h07 e às 5h41 da madrugada do dia 1 de dezembro; às 4h50 do dia 2; às 4h do dia 3; às 4h43 do dia 4; e às 3h53 do dia 5.

Se você for de alguma das outras cidades listadas acima, a NASA tem um serviço chamado Spot the Station, um site em que você pode conferir no mapa quais as oportunidades de observar a ISS. Clique aqui para conferir quando a estação estará mais fácil de ser vista.

Em entrevista ao UOL, o físico Dulcidio Braz Jr. conta que, quanto mais alta a ISS passar no céu, melhor e mais longa será a vista, embora ela não passe de seis minutos.

Se dessa vez não for possível para você observar a ISS, mas você quiser ficar atento para os próximos eventos, o botão “Sign Up for alerts now”, disponível em cada página de cidade que você clicar por meio do mapa, te avisa quando a próxima oportunidade estiver chegando.

A Estação Espacial Internacional, cuja construção começou em 1988 e foi concluída em 2010, tinha como objetivo, originalmente, monitorar a Terra e oferecer suporte a experimentos em ambiente de microgravidade. Hoje, serve para dar suporte às cada vez mais frequentes viagens espaciais longas.

[UOL]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas