_Ciência

Veja as 8 melhores fotos de Auroras Boreais tiradas em 2021

A seleção é do Northern Lights Photographer of the Year, premiação organizada anualmente pelo blog de viagens e fotografia Capture the Atlas. Confira

Todos os anos, o blog de viagem e fotografia Capture the Atlas faz uma seleção das 25 melhores fotos de Auroras Boreais tiradas durante o ano. As imagens são sempre divulgadas em dezembro, e o prêmio é o reconhecimento do fotógrafo. 

A curadoria das fotos é feita por Dan Zafra, editor da publicação, que busca não apenas por cliques obtidos por fotógrafos famosos, mas também por novos talentos. O Northern Lights Photographer of the Year preza ainda por imagens capturadas em lugares inéditos. 

A lista de 2021 reúne o trabalho de 25 fotógrafos de 13 nacionalidades diferentes. As fotografias foram tiradas nos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia, Nova Zelândia e Austrália. Confira algumas das melhores imagens de Auroras Boreais do ano:

“Pelas Luzes do Norte” por Aleksey R.

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

A fotografia acima foi tirada em fevereiro na localidade rural de Teriberka, na Rússia. De acordo com o fotógrafo, o cenário era perfeito, com gelo, neve, lua cheia e nenhum vento. Nem a temperatura de -34 ºC poderia atrapalhar o clique.

A luz da lua permitiu que a paisagem ficasse bem iluminada, criando um equilíbrio com o brilho da Aurora Boreal. Aleksey R. optou por obter dois cliques, um para o primeiro plano e outro para o céu. A combinação das fotos permitiu que nós, espectadores, tivéssemos acesso a todos os detalhes.

“Aurora Boreal Vulcânica” por Jeroen Van Nieuwenhove

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

Esta imagem foi obtido em Geldingadalir, na Islândia. A foto foi tirada um mês após o vulcão Geldingadalir entrar em erupção. Van Nieuwenhove conta que ficou cerca de uma hora esperando as Auroras Boreais surgirem, mesmo com as previsões dizendo que o clima não seria favorável. Felizmente, elas apareceram e renderam a ele a indicação. 

“Tranquilo” por Larryn Rae

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

A imagem foi tirada no Lago Tekapo, na Nova Zelândia. Larryn Rae conta que estava em uma viagem fotográfica quando recebeu no celular o alerta sobre as Auroras Boreais. Foram horas de exibição de luzes, que o fotógrafo, já acostumada a capturar o fenômeno, descreveu como uma das melhores que já viu em anos.

“Cabana do Papai Noel” por Olli Sorvary

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

A foto acima, digna do mês de dezembro, foi tirada em Levi, na Finlândia. De acordo com o fotógrafo, não foi preciso andar muito para obter o clique, mas as condições da neve fizeram a curta caminhada ser um desafio. O caminho também estava nublado e sem sinais de Aurora Boreal, mas a persistência parece ter atraído o fenômeno.

“Floresta das Luzes” por Marc Adamus

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

Esta fotografia foi tirada no Alasca, Estados Unidos. A temperatura estava na casa dos -30 ºC, e o fotógrafo contava apenas com uma lanterna para auxiliar sua caminhada. A imagem também foi montada com dois cliques: o primeiro da floresta feito sob a luz do crepúsculo e o segundo mostrando as luzes que dançavam no céu.

“Predição Superior” por Virgil Reglioni

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

A imagem foi tirada ao norte da Noruega. É nesta região que estão alguns dos pontos turísticos mais bonitos do norte Europeu, de acordo com o fotógrafo. Faz sentido, considerando as Auroras Boreais dramáticas que se formam durante a noite. O show de luzes se combina ao gelo formado nas margens dos rios, criando o cenário único visto na foto.

“Aurora Boreal sobre a Via Láctea” por Stefano Astorri

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

Esta foto deslumbrante foi tirada na Lapônia Sueca. Stefano Astorri é o tipo de pessoa que faz resoluções para o ano novo, e a foto juntando a Aurora Boreal e a Via Láctea estava em sua lista de 2021. A cabana foi um brinde que deu um toque especial na composição. Esta foto, na verdade, combina 12 imagens verticais tiradas durante a noite fria. 

“Monstros de Neve Polar” por Sergey Korolev

Imagem: Capture The Atlas/Divulgação

A fotografia acima foi feita na Península de Kola, na Rússia. Sergey Korolev conta que, no início da carreira, não se interessava pelas imagens de Aurora Boreal por achá-las sem graça. Com o tempo, descobriu a possibilidade de criar composições com a paisagem e se jogou nesse mundo. Em sua foto indicada, o autor diz que ajustou a composição para criar algo que parecesse uma cena alienígena. 

Sair da versão mobile