_Cultura

Veja como a Madonna deu uns pitacos nas filmagens de “Avatar”

Escrito e dirigido por James Cameron, “Avatar” retornará aos cinemas nesta quinta-feira, 22 de setembro, em uma versão remasterizada em 4K

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

Lançado em 2009, “Avatar” é considerado o maior sucesso de bilheteria de todos os tempos. O longa escrito e dirigido por James Cameron, teve diversas influências durante sua produção, entre elas “Romeu e Julieta”, “O Fantasma do Futuro”, “2001: A Space Odyssey”, “Princess Mononoke”, Edgar Rice Burroughs e outros filmes de Hayao Miyazaki.

No entanto, uma pessoa inusitada que influenciou o longa, foi revelada recentemente: Madonna. O produtor-executivo da franquia “Avatar”, Jon Landau, revelou que a rainha do pop inspirou a produção em uma decisão surpreendente, e importante, na época do primeiro filme.

Segundo Jon Landau, a equipe criativa observou especificamente a colocação do microfone de Madonna durante seus shows. Assim, surgiu a ideia de manter uma câmera perto dos rostos dos atores nas filmagens para capturar os movimentos.

“Se Madonna pode estar lá com um microfone colado no rosto e fazer uma grande performance, pensamos: ‘Vamos substituir esse microfone por uma câmera de vídeo. Essa câmera ficará com o ator enquanto capturamos a performance, e enquanto não usamos essa imagem em si, enviamos para a empresa de efeitos visuais, e eles a transformam em um nível quadro por quadro’“, explicou Jon Landau ao The New York Times.

Escrito e dirigido pelo vencedor do Oscar James Cameron, “Avatar” é estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldaña, Stephen Lang, Michelle Rodriguez e Sigourney Weaver, com produção de Cameron e Jon Landau. O filme retorna aos cinemas no dia 22 de setembro no formato 4K HDR. O longa será relançado antes da estreia oficial de sua sequência, intitulada “Avatar: O Caminho da Água”, e será meio que um esquenta.

A produção apresenta um exuberante mundo alienígena chamado Pandora onde vivem os Na’vi, seres que parecem ser primitivos aos olhos do humanos brancos, porém altamente evoluídos. Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.

Indicado em nove categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, o filme conquistou três estatuetas: Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais. “Avatar” é o longa mais lucrativo da história em bilheteria com US$2,84 bilhões arrecadados ao redor do mundo todo. Confira o trailer da produção:

Sair da versão mobile