Temos mostrado como o Deep Dream, a inteligência artificial sonhadora do Google, consegue reimaginar de tudo um pouco, de memes da internet a viagens de ácido de Hunter S. Thompson. Entretanto, ainda é difícil entender como a rede neural artificial cria as imagens alucinantes, mas tudo fica mais claro quando você as vê sendo criadas em tempo real.

1334734526533588583

Johan Nordberg, um artista e desenvolvedor com uma queda por visuais divertidos, criou um vídeo que te leva a uma “jornada pelas camadas da rede neural artificial”. Começando com ruído aleatório, cada quadro do vídeo passa pelo robô Deep Dream do Google, o qual reconhece e melhora detalhes como bordas e formas da imagem, conforme Norberg explica:

Cada quadro é recursivamente alimentado a rede começando por quadro de ruído aleatório. A camada seguinte é ativada a cada 100 quadros (quatro segundos) até a camada mais baixa ser atingida.

Por cinco minutos, você pode ver uma bocado de ruído se transformar em criaturas cães-peixes que se tornaram a marca registrada das fantasias elétricas do Deep Dream. Você também entenderá melhor como essa tecnologia futurística funciona. E se quiser uma dica legal, pause o vídeo e sinta o seu próprio cérebro um pouco tonto. Mesmo quando a imagem não se move, ela se move.

[Vimeo via Boing Boing]