Veja como é o “luar” em Marte, pelas câmeras do Perseverance

Rover da NASA captura imagem da menor lua de Marte
Veja como é o “luar” em Marte, pelas câmeras do Perseverance
Imagem: NASA/JPL-Caltech

Nesta quinta-feira (15), a NASA divulgou uma imagem da menor das duas luas de Marte, Deimos. O rover Perseverance capturou a foto às 4h27 do último dia 1º de março.

banner

A câmera de navegação esquerda do veículo usou seu tempo máximo de longa exposição de 3,28 segundos para cada uma das 16 fotos, combinadas em uma única imagem enviada à Terra. A pouca luz e a exposição causam ruído digital, tornando a imagem nebulosa.

Portanto, muitos dos pontos brancos no céu podem ser ruído, embora alguns possam ser raios cósmicos. Dois dos mais brilhantes, aliás, são as estrelas Regulus e Algieba, parte da constelação de Leão.

O que a NASA diz sobre Deimos?

Com 15 por 12 por 11 quilômetros de tamanho, Deimos é um objeto pequeno e com muitas crateras. Essas crateras, no entanto, costumam ter menos de 2,5 quilômetros de diâmetro, sem os sulcos e cristas de Fobos (outra lua de Marte), cujas crateras são cerca de cinco vezes maior. Devido ao preenchimento parcial de algumas crateras, porém, Deimos tem uma aparência menos irregular.

Ao sofrer um impacto, poeira e detritos deixam a superfície da lua, porque ela não possui força gravitacional suficiente para retê-los. Entretanto, a gravidade de Marte – planeta cujo Deimos orbita a cada 30 horas – mantém um anel desses detritos ao redor do planeta, aproximadamente na mesma região em que a lua orbita. Conforme a lua gira, os detritos são redepositados como uma camada de poeira na superfície.

Deimos tem um regolito espesso, possivelmente com até 100 metros de profundidade, formado quando meteoritos pulverizaram a superfície. O corpo escuro da lua parece ser composto de materiais de superfície do tipo C, semelhantes aos asteroides no cinturão externo.

Satélite irmão de Fobos, Deimos foi descoberto em 11 de agosto de 1877 pelo astrônomo Asaph Hall e seu nome significa pavor. Ele batizou as luas de Marte em homenagem aos filhos mitológicos de Ares, contraparte grega do deus romano Marte.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas