Ciência

Veja como os novos lobos-terríveis cresceram em 6 meses

Acompanhe com fotos e vídeo as fases do desenvolvimento da espécie "ressucitada" por startup
Imagem: Divulgação/Colossal

Nesta semana, repercutiu a notícia da “desextinção” dos lobos-terríveis após 12 mil anos, pela startup norte-americana Colossal. A espécie, devolvida ao ecossistema após sua população ser zerada, é a mesma dos Stark na série “Game of Thrones“.

O experimento deu origem aos lobos-terríveis Romulus e Remus, ambos com seis meses, e Khaleesi, com três. Os mais velhos já medem cerca de 1,20 m de comprimento, pesam 36 kg e podem crescer até 1,80 m e 68 kg, além de terem medo de humanos, de acordo com a Time.

Os lobos são visualmente semelhantes aos lobos-cinzentos e chacais de hoje, mas com uma linhagem distinta. Os cientistas, porém, discordam que os novos lobos sejam da mesma espécie extinta há 10 mil anos, como você pode ver aqui no Giz Brasil.

De qualquer forma, os lobos-terríveis já passaram por algumas mudanças físicas e cognitivas do desenvolvimento e seguem crescendo. E, para permitir que o público acompanhe essa jornada, a empresa disponibilizou registros da Ninhada 0001 em tempo real por um rastreador interativo em seu site.

Acompanhe o desenvolvimento dos lobos-terríveis na linha do tempo com fotos e vídeo:

  • Na fase neonatal, de zero a duas semanas de vida, os filhotes nascem cegos, surdos e com pouco olfato. Os animais devem ser amamentados quatro ou cinco vezes por dia.

  • Já no período transitório, de duas a quatro semanas, os olhos se abrem e ficam azuis, por volta dos 11 e 15 dias. Eles também começam a ficar de pé, andar, rosnar e mastigar.
  • Na fase de socialização, de três a 12 semanas, as orelhas começam a levantar, enquanto a audição melhora significativamente. Além disso, tem início o processo gradual de desmame.

  • No momento atual, de classificação, de três a seis meses, os lobos passam por um período rápido de crescimento. Eles começam a participar de viagens de caça.

  • Então, vem a adolescência, dos seis aos 18 meses, no qual termina o crescimento esquelético e eles podem viajar com a matilha.

  • Por fim, quando adultos, acima dos 18 meses, se encerra o crescimento e os lobos adquirem fortes habilidades, como a inteligência. Assista:

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas