_Tecnologia

Veja como proteger sua conta de golpes no WhatsApp

Veja como esconder a foto do seu WhatsApp - e outras dicas para redobrar a segurança da sua conta na rede social

De 2019 a 2021 o número de golpes via WhatsApp aumentou 56%. Em maio do ano passado, o Governo Federal sancionou a Lei 4554/2020, que determina que crimes cibernéticos, incluindo golpes realizados pelo WhatsApp, sejam punidos com 4 a 8 anos de reclusão.

O roteiro quase sempre é o mesmo: alguém mal intencionado se apropria da foto de perfil de um usuário e, de alguma forma, têm acesso à sua lista de contatos. O criminoso, então, anuncia aquele como um “novo número” da vítima, e solicita uma quantia de dinheiro para algum dos contatos — preferencialmente os mais próximos, ou pessoas de idade.

Outra modalidade de golpe no WhatsApp é o roubo da conta. Nestes casos, os criminosos se passam por empresas prestadoras de serviço para convencer usuários a passarem o código de verificação. Com o código em mãos, é possível acessar as contas em outros dispositivos e trocar mensagens com toda a lista de contatos da vítima.

Como se prevenir

A maneira principal é ativar a “verificação em duas etapas”. Para ativá-la, vá em “Configurações”, “Conta”, “Confirmação em duas etapas” e, depois, clique em “Ativar”. Então crie uma senha de seis dígitos — de preferência uma senha forte,  que não será facilmente descoberta por cibercriminosos. Nada de “123456” e derivados. Após a criação da senha, coloque um endereço de e-mail ativo e está feito.

Para evitar que alguém mal intencionado roube sua foto de perfil e saia por aí se passando por você, basta ir em “Configurações”, “Conta”, “Privacidade”. Aí, na opção “Foto de perfil”, é só selecionar o campo “Meus contato” — que garante que apenas usuários salvos nos seus contatos vejam sua foto de perfil. .

Para verificar em quais dispositivos sua conta está aberta, basta acessar as Configurações (três pontinhos no canto superior direito) e clicar nas opções “Aparelhos conectados”. A seção lista onde sua conta está aberta e qual foi a última vez que ela foi acessada.

Outra boa prática para evitar ser vítima de crimes digitais é ativar as notificações que alertam quando sua conta foi conectada em novos aparelhos. Caso estas notificações estejam desativadas, acesse “Configurações”, “Conta”, “Segurança” e marque a opção “Ativar notificações de segurança”.

Sair da versão mobile