_Ciência

Veja como será o gigantesco parque de energia solar na Alemanha

O complexo, instalado em uma área que era usada na mineração, vai produzir até 650 megawatts, economizando mais de 250 mil toneladas de CO2 por ano

Energia solar Alemanha

Imagem: Moveon Energy/Reprodução

A Alemanha está prestes a ganhar um dos maiores parques de energia solar da Europa. O Energiepark Witznitz, criado pela Moveon Energy, deve se estender por mais de 500 hectares, sendo equipado com 1,1 milhão de módulos fotovoltaicos.

O complexo será instalado sobre uma antiga mina do mineral lignito, conhecida por Witznitz II. O lugar fica a cerca de 30 quilômetros de Leipzig, a cidade mais populosa da região da Saxônia. 

É esperado que o complexo alemão inicie suas operações no segundo trimestre de 2023, atingindo uma produção total de 650 megawatts.

Para ter uma ideia, isso é energia suficiente para fornecer eletricidade a 200 mil residências de quatro pessoas no país, além de ajudar a economizar mais de 250 mil toneladas de CO2 por ano.

O complexo deve contar ainda com áreas verdes para atrair turistas. Imagem: Moveon Energy/Reprodução

Devem ser instalados túneis verdes com percursos pensados para a caminhadas, ciclismo e até mesmo equitação. Imagem: Moveon Energy/Reprodução

A empresa responsável pelo projeto pretende ainda transformar a região em um polo turístico. Serão construídos, no total, 13 quilômetros de túneis verdes, com percursos pensados para a realização de caminhadas, ciclismo e até mesmo equitação. 

Essa é também uma forma de recuperar a natureza da região, que foi severamente afetada pelos anos de mineração. Como parte do projeto, o complexo receberá ainda 130 mil metros quadrados de uma nova vegetação. Uma parcela da área também foi separada para um projeto piloto de uso agrícola. 

Sair da versão mobile