O robô Curiosity é um sucesso estrondoso até o momento, chegando até Marte após uma das aterrissagens mais tensas da história. Mas nem tudo funciona como esperado na NASA. Neste vídeo, o novo módulo Morpheus de pouso lunar faz seu primeiro teste de voo livre. Foi um fracasso.

Por um segundo, parece que vai funcionar… aí ele se desequilibra, cai de cabeça no chão, pega fogo e explode duas vezes em pedaços de metal quente.

O Morpheus é um veículo espacial feito para a Lua: ele vai ajudar robôs exploradores a aterrissarem lá, usando foguetes para levá-los à superfície.

No entanto, o objetivo da NASA é mais ambicioso que ir à Lua: eles querem que o Morpheus seja autônomo. Ou seja, depois que ele se aproximar da Lua, ele aterrissaria sozinho, sem ajuda da NASA.

Só que a decolagem não deu muito certo. O teste foi realizado ontem no Centro Espacial John F. Kennedy. Esta não é a primeira vez que o Morpheus decolou: a NASA já realizou vários testes de voo usando cabos – um guindaste ajuda a levantá-lo, para testar os sistemas um a um. No entanto, este foi o primeiro teste de voo livre, sem cabos.

Agora é ver o que você fez de errado, NASA. Pelo menos, você nos deu um show pirotécnico muito bonito… apesar de caro. [YouTube via Gizmodo Australia]