Sabe aquela tempestade geomagnética de 12 horas dia desses que fez o céu ficar esquisitão para alguns países do Hemisfério Norte? Aqui está ela em sensacional alta definição. E a Nasa diz que é apenas o início de uma longa e louca temporada de tempestades solares.

Viu aí? Cara, o sol realmente parece ser bem quente, não? E também parece bem irritadinho nesse vídeo, filmado pelo telescópio em órbita do Observatório de relações solares-tererestres (STEREO). Mas aparentemente a previsão é de mais arrotos animais (e assustadores) do Sol nos próximo anos:

O Sol passa por um ciclo de atividades regular que dura cerca de 11 anos, passando por atividade (máximo solar) e quietude (mínimo solar). O último máximo solar foi em 2001 e depois houve um longo período de pouca atividade. As erupções estão entre os primeiros indícios que o Sol está acordando e se movendo para outro máximo solar, esperado para ocorrer perto de 2013.

Vamos lá, será que a gente não pode adiar o apocalipse de 2012 pelo menos um ano ou dois, só para vermos o máximo solar com esses novos telescópios maneiros? [Nasa]