_Espaço

Veja um mapa que mostra em tempo real todos os objetos que estão orbitando a Terra

Esse mapa mostra em tempo real todos os objetos que estão orbitando em torno do planeta Terra.

Caros nerds que curtem coisas do espaço, aqui está o stuffin.space: um mapa em três dimensões que mostra em tempo real todos os objetos que estão orbitando o planeta Terra, desde satélites até lixo espacial.

O site é atualizado diariamente usando os últimos dados de satélite da Space Track, um site do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que monitora satélites e lixo espacial — mas satélites militares secretos não estão incluídos, por motivos óbvios. No total,  sutffin.space rastreia cerca de 150.000 objetos. Digite o nome de um satélite e você poderá descobrir a que altitude ele está e quantos anos ele tem. Também é possível agrupar satélites por tipo e assim por diante.

Tudo começou em abril, como um projeto do estudante James Yoder, de 18 anos, participante da FIRST Robotics, a competição de robótica que reúne alunos do ensino médio. Ele queria aprender mais sobre programação de gráficos 3D e sobre WebGL, uma API do JavaScript.

“Usando parâmetros orbitais, o sutffin.space utiliza um modelo de propagação que é capaz de prever a localização de cada satélite em tempo real, com poucos quilômetros de margem de erro, e mostra os dados usando uma visualização WebGL com uma visão precisa da rotação da Terra e do ângulo da luz solar” explicou Yoder ao Gizmodo por e-mail.

Yoder vai para a faculdade esse ano para estudar engenharia elétrica na Universidade do Texas. Um site feito em casa que mapeia as órbitas em torno da Terra em tempo real? Bom, parece um excelente projeto para um calouro apresentar em seus primeiros passos na carreira universitária.

Sair da versão mobile